Os Planos de Recursos Hídricos que estão sendo elaborados desde 2017 para as bacias hidrográficas dos rios Itaúnas, São Mateus, Novo, Itapemirim e Itabapoana estão na reta final do processo. Seguindo a metodologia participativa, entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, as sociedades das bacias se reunirão com a equipe técnica do projeto para concluir o Plano de Ações. O evento é aberto ao público e conta com a participação dos membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e instituições interessadas na gestão de recursos hídricos.
A gestora de projetos da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) Monica Amorim Gonçalves, coordenadora geral do projeto, destaca que “em agosto foi realizada a primeira oficina do Plano de Ações, uma em cada bacia, onde o objetivo foi apresentar à sociedade uma proposta de metas para que avaliassem e validassem. Os participantes das oficinas também definiram o horizonte de tempo para execução das metas, tendo como base o curto, médio e o longo prazo”.
O coordenador de Geoprocessamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Jabor, que coordenou a primeira etapa do projeto, ressalta a importância do processo participativo na construção dos planos. “A elaboração dos planos constitui um importante marco, construído junto à comunidade, para o planejamento e gestão racional dos recursos hídricos do Espírito Santo”.
O objetivo da oficina final é apresentar às sociedades das bacias o Plano de Ações como resultado das contribuições da primeira oficina e abrir o debate sobre os atores responsáveis pela execução das ações.
O projeto Planos de Bacias está sendo desenvolvido a partir de uma parceria institucional entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e os Comitês das Bacias Hidrográficas do Espírito Santo.
Planos de Bacias
O projeto Plano de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo teve início em 2017. Está dividido em três grandes etapas: Diagnóstico e Prognóstico; Enquadramento; e o Plano de Ações.
Na Fase A – Diagnóstico e Prognóstico das condições das águas –, realizada em 2017, foi feito um levantamento de dados e informações sobre as águas das cinco bacias com o objetivo de compreender as relações de causa e efeito da situação atual/real e futura de qualidade e quantidade de água em cada bacia.
Na Fase B – Enquadramento –, que está em fase de conclusão, será definido qual o nível de qualidade da água que cada trecho do rio deverá ter a partir da definição dos usos futuros (feito pelos membros dos CBHs e sociedade).
Na Fase C – Plano de Ações –, que será concluída ainda em 2018, serão definidas as ações necessárias para alcançar as metas de qualidade e quantidade de água em cada bacia hidrográfica.
SERVIÇO
Bacia: Rio Itapemirim
Data: 30 de outubro de 2018
Horário: 9h às 15h
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo, Av. João Bley, 299, Bairro Nossa Senhora Aparecida, Castelo
Bacia: Rio Novo
Data: 31 de outubro de 2018
Horário: 8h às 13h
Local: Cras de Iconha, Avenida Dois, 132, Jardim Jandira, Iconha
Bacia: Rio Itabapoana
Data: 1º de novembro de 2018
Horário: 13h às 17h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação III, Rua Átila Vivácqua, 261, Centro, Presidente Kennedy
Bacia: Rio Itaúnas
Data: 6 de novembro de 2018
Horário: 13h às 18h
Local: Auditório da CDL, Av. Setembrino Pelissari, 213, Centro, Pinheiros
Bacia: Rio São Mateus
Data: 7 de novembro de 2018
Horário: 9h às 15h
Local: Ifes de Nova Venécia, Rod. Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia, Nova Venécia
noticia bacias DSC 4703 Itaunas | noticia bacias DSC 3199 Rio Novo |
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)
asscom@agerh.es.gov.br
Contato: (27) 3347-6207|98847-2734|99868-0226|99728-0746