19/04/2011 17h04 - Atualizado em 22/03/2023 16h36

PIB capixaba referente ao 4° trimestre de 2010 aponta para uma expansão do nível de atividade no ES

Foto: Nestor Müller/ Secom
A apresentação foi feita pela diretora-presidente do IJSN, Ana Paula Vescovi.

O ano de 2010 registrou bons índices de crescimento econômico no Espírito Santo, que apontam para uma expansão do nível de atividade no Estado. Prova disso é o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, referente ao 4º trimestre de 2010, que, embora apresente um menor crescimento quando comparado aos trimestres imediatamente anteriores (taxa de +3,5% na comparação entre trimestres consecutivos), registrou um crescimento nitidamente superior na comparação entre o 4º trimestre de 2009 (+9,7%) e no acumulado do ano (+13,13%). Esses foram os principais dados informados nesta terça-feira (19) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), durante a divulgação do PIB do Espírito Santo, referente ao 4º trimestre de 2010.

De acordo com a pesquisa realizada pelo IJSN, nota-se a manutenção de um padrão de crescimento do indicador de PIB do Espírito Santo ao longo dos últimos trimestres. Apesar da ocorrência de uma contração no 2º trimestre de 2010, os dois últimos trimestres do ano já comprovam sua recuperação. De acordo com a diretora-presidente do IJSN, Ana Paula Vescovi, “esse crescimento da economia capixaba ocorre, basicamente, em virtude da recuperação do período de crise. Entretanto, o Espírito Santo já apresenta níveis de crescimento superiores ao período anterior à crise, registrando inclusive, um aumento da capacidade de produção instalada no Estado. Apesar das previsões de crescimento econômico para os próximos períodos, a tendência é que essa expansão ocorra em níveis mais moderados.”

No caso do PIB nominal do Estado (valor do PIB calculado a preços correntes, que fazem referência não só ao aumento da quantidade de bens finais produzidos no Estado, mas também a variações de preço ocorridas nesse período), o 4° trimestre de 2010 fechou em R$ 84,1 bilhões de reais, registrando um aumento de R$ 9,6 bilhões de reais em relação ao 1º trimestre do mesmo ano. A partir desse resultado, é possível concluir, que, em termos nominais, também ocorre um nítido padrão de expansão do PIB capixaba.

Conforme a tabela abaixo, os resultados obtidos pela pesquisa demonstram que, no caso de comparações acumuladas, o Espírito Santo vem apresentando taxas de expansão cerca de duas vezes superiores àquelas registradas pelo Brasil. Por outro lado, na comparação entre trimestres consecutivos, o Estado apresenta uma taxa cinco vezes superior à taxa do País. Tal resultado comprova, também, uma regularidade marcante na economia estadual: quando o País cresce, o Estado tende a crescer, e, quando o País contrai, o Estado tende a contrair.

Outro dado importante é a constatação de que a trajetória de recuperação do PIB capixaba ao longo de 2010 foi mais acentuada em relação à trajetória de recuperação nacional, especialmente no último trimestre de 2010 (+13,13% do PIB Estadual contra +7,5% do PIB nacional).

Para ver o documento completo sobre o PIB do 4º trimestre de 2010, clique aqui

Andressa Moreno