27/10/2010 17h45 - Atualizado em 22/03/2023 14h38

PIB capixaba pode crescer até 10% em 2010

Esses resultados estão em consonância com padrões referentes ao Estado e ao País. Assessoria de Comunicação do IJSN

A economia capixaba tem a grande probabilidade de crescer até 10% em 2010”. Esta foi a síntese apresentada por Ana Paula Vescovi, diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), durante a divulgação, nesta quarta-feira (27), do Produto Interno Bruto (PIB) Trimestral referente ao segundo trimestre de 2010.

Os resultados demonstram que, ao longo do segundo trimestre do ano de 2010, ocorreu um padrão de acomodação do nível de atividade estadual. Resultados referentes à comparação entre trimestres consecutivos demonstram que, entre o primeiro e o segundo trimestres do ano, houve uma redução de -2,4% no Indicador de PIB trimestral. Quando comparamos com o mesmo trimestre do ano anterior, observamos uma redução de uma taxa de +19,4% no primeiro trimestre para +11,8% no segundo, um resultado que também confirma o padrão supracitado. De fato, esses resultados estão em consonância com padrões referentes ao Estado e ao País.

Por outro lado, vale ressaltar que, no caso de taxas acumuladas nos últimos quatro trimestres, ocorreram resultados positivos, com o PIB apresentando uma taxa de +8,4%, resultado este similar a outros períodos de expansão econômica. Esse resultado aponta para um padrão de crescimento sustentado do nível de atividade estadual.

De acordo com o coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Matheus Magalhães, os resultados obtidos para o Espírito Santo e o Brasil demonstram que, no caso da maioria dos períodos analisados, o Estado apresentou um desempenho superior ao País, ocorrendo maiores diferenças no caso de comparações mais longas. Por outro lado, quando da comparação de trimestres consecutivos, o País apresentou um resultado de leve expansão (+1,2%), ao passo que o Estado apresentou um padrão de contração (-2,4%).

Veja o estudo completo aqui.

Andressa Moreno e Francisca Proba
Tels: 3636-8067/99013294