12/12/2018 18h32 - Atualizado em 27/03/2023 14h00

Pesquisas sobre população trans e população em situação de rua viram livros

Duas pesquisas inéditas realizadas pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo (SEDH) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) se transformaram em livros digitais lançados nesta quarta-feira (12).

O livro “População em Situação de Rua da Região Metropolitana da Grande Vitória” apresenta um relato aprofundado da pesquisa que ouviu 385 pessoas que se encontravam nesse cenário ao longo do mês de julho de 2017, nos sete municípios da região. Nas mais de 100 páginas da publicação, o leitor terá a oportunidade de conhecer detalhes da condução do estudo, como a complexidade encontrada para se definir a metodologia, a parceria com o Movimento Nacional de População em situação de Rua (MNPR), que atuou na abertura de campo e na articulação junto aos entrevistados, além do perfil, trajetória e cotidiano dessas pessoas, bem como os desafios e potencialidades a serem encarados pelo poder público frente ao tema.

A segunda publicação é a do livro “População Trans da Região Metropolitana da Grande Vitória”, que traz, em sete capítulos, detalhes da pesquisa realizada nos meses de agosto e setembro de 2017 que entrevistou 147 homens transexuais, mulheres transexuais e travestis nos sete municípios da região. O livro retrata aspectos da transexualidade na trajetória escolar e no trabalho, afetos, rupturas precoces e fragilidades em relação à família e moradia, além das violências sofridas e a percepção de segurança dessas pessoas frente a sua condição.

“As duas publicações buscam aprofundar a reflexão teórica sobre as informações trazidas à tona pelas pesquisas realizadas sobre essas populações na RMGV, situando-as num contexto mais amplo. As vulnerabilidades vivenciadas tanto pela população em situação de rua, quanto pela população trans extrapolam o contexto local, permitindo uma interpretação que dialogue com outras realidades e também com o contexto do país”, explica a coautora do livro e também coordenadora da pesquisa, Sandra Mara Pereira.

A diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Gabriela Lacerda, destaca a relevância das publicações para o debate e a compreensão dos desafios impostos pelo tema. “Podemos afirmar que o conteúdo disposto nos livros se tornam um marco no fortalecimento de uma agenda que dignifique e potencialize a voz desses indivíduos, quase sempre colocados à margem e constantemente vítimas da rejeição social”, completa.

A versão digital dos livros “População em Situação de Rua da Região Metropolitana da Grande Vitória” e “População Trans da Região Metropolitana da Grande Vitória” pode ser acessada gratuitamente em: www.ijsn.es.gov.br/publicacoes/livros.

Informações à imprensa:
Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN