13/12/2019 17h46 - Atualizado em 20/03/2023 17h20

Pesquisas do IJSN são exemplo em evento internacional sobre gestão de resultados

O Diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, apresentou resultados de pesquisas desenvolvidas pelo instituto no XII Seminário Internacional da Rede de Gestão de Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe, em Belo Horizonte (MG).


O evento é uma realização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Comunidade de profissionais e especialistas da América Latina e do Caribe em gestão para resultados de desenvolvimento (CoPLAC-GpRD), e conta com apoio da Fundação João Pinheiro (FJP/MG).


Mais de 40 especialistas, de 14 países da América Latina e Canadá, estiveram envolvidos em três dias de painéis. O evento contou com relatos de experiências de governos estaduais, municipais, de organizações sociais e de agências internacionais, que estão utilizando estudos e pesquisas como base na elaboração e aprimoramento de políticas públicas.


Lira apresentou as pesquisas desenvolvidas no Estado do Espírito Santo, como o exemplo do programa Estado Presente, que já é uma referência nacional, está sendo utilizado como modelo por outros estados e, inclusive, pelo Governo Federal.


“Recebemos feedbacks superpositivos. O Espírito Santo foi uma das referências citadas pelos participantes e organizadores, que reconhecem o quanto o Espírito Santo está avançado no desenvolvimento e na elaboração de políticas públicas com base em dados estatísticos, na tomada de decisão da gestão pública com base em evidências científicas e a relevância do papel do Instituto Jones, que cada vez mais é demandado pelas secretarias e diversas instituições para contribuir no aprimoramento de políticas públicas”, contou.


Ainda entre os exemplos capixabas apresentados estão os resultados da análise executiva da reintegração do preso e do egresso no ES e da análise de impacto do programa Nossa Bolsa. “Inclusive, vale ressaltar que a Fapes (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo) está utilizando os resultados preliminares da pesquisa do IJSN para modelar e aprimorar o próximo edital do programa Nossa Bolsa. É um claro exemplo de pesquisa aplicada, sendo utilizada para gerar melhores resultados em políticas públicas”, concluiu.


 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br 


 


 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard