O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Espírito Santo apresentaram os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 sobre o território capixaba. O encontro aconteceu no último dia 10 de julho, no auditório do Instituto Jones, em Vitória, e contou com as presenças do diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira, e do superintendente Estadual do IBGE, Max Athayde Fraga.
O levantamento detalhou o crescimento populacional ocorrido no Brasil e no Espírito Santo no período da realização do último Censo, em 2010, e do atual, realizado no ano de 2022. A população brasileira apresentou taxa de crescimento de 6,5%, saltando de pouco mais de 190 milhões habitantes para 203 milhões. Já no Estado, a taxa de crescimento foi maior (9,1%), fazendo a população sair de 3,5 milhões em 2010 e chegar a 3,8 milhões de habitantes em 2022.
“Nossa parceria com o IBGE é de longa data. O Censo Demográfico é a pesquisa de maior envergadura que temos no País. Uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e progresso do País e que nos traz resultados relevantes. O Instituto Jones já está se debruçando sobre esses dados, preparando estudos e análises que vão contribuir na gestão pública do Estado e de nossos municípios, com base em evidências”, destacou Pablo Lira.
“O Instituto Jones é um grande parceiro estratégico e a gente pretende cada vez mais aprofundar esses laços, com a produção de novos trabalhos e a ativação de projetos importantes como a estimativa da população. Apesar de todas as dificuldades apresentadas para a realização do Censo, fizemos um esforço de mobilização da sociedade e temos a convicção de que conseguimos entregar um trabalho de qualidade”, pontuou Max Athayde.
De acordo com o superintendente, o IBGE está preparando um cronograma com as etapas de divulgação dos dados do Censo 2022. Ele adiantou que os próximos resultados também vão trazer mais detalhes sobre a população indígena e quilombola no Brasil.
Primeiros resultados
A partir dos primeiros resultados obtidos pelo Censo Demográfico 2022, o Instituto Jones dos Santos Neves conseguiu traçar o novo panorama dos municípios capixabas. O estudo mostrou que 55 municípios ganharam população, sendo que Serra, Vila Velha e Linhares foram os responsáveis pela maior fatia. Outros 23 municípios tiveram decréscimo no número de habitantes: Cachoeiro de Itapemirim, Pancas e Pedro Canário foram os com maior perda populacional.
O município mais populoso segue sendo o de Serra, com 520.649 habitantes. Já o com menor população é Divino de São Lourenço, localizado na microrregião do Caparaó, com 5.083 moradores. A capital Vitória se manteve estável, saindo de 319,7 mil para 322,8 mil moradores.
As informações completas estão disponíveis no IJSN Especial Censo Demográfico 2022 – Primeiros Resultados, que pode ser acessado em: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sumarios/ijsn-especial.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br