09/06/2010 13h31 - Atualizado em 20/03/2023 15h33

Panorama Econômico destaca a contínua recuperação da economia capixaba

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou, nesta terça-feira (08), o Panorama Econômico, em sua 6ª edição, referente ao primeiro trimestre de 2010. O estudo apresenta dados do desempenho da economia mundial, da economia brasileira e do Espírito Santo. Os resultados positivos na economia capixaba foram impulsionados pelas exportações no setor de Petróleo e Gás com destino aos Estados Unidos e Canadá. O documento foi detalhado pela diretora-presidente do IJSN, Ana Paula Vescovi, e pelo coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Matheus Magalhães.

Além da ocorrência de um saldo positivo na balança comercial, observou-se ainda, a recomposição dos principais parceiros comerciais do Estado, em especial, os Estados Unidos voltaram a assumir o primeiro lugar no ranking dos principais destinos das exportações estaduais, seguido do Canadá.

Na sequência vem a Holanda, que representa a Europa, por intermédio do porto de Rotterdam, com uma importante participação nas exportações, registrando um aumento de aproximadamente +27% entre o quarto trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010. A China, por sua vez, manteve um padrão praticamente estável em termos do volume de exportações destinado a esse país, o que demonstra acomodação no processo de crescimento de seu nível de atividade.

No caso da Produção Industrial, os indicadores referentes ao primeiro trimestre de 2010 apontam resultados expressivos com a retomada da atividade fabril em todo o País. O Espírito Santo registrou o maior crescimento dentre as Unidades da Federação pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao avançar +44,07% frente ao mesmo período de 2009, notadamente acima da média nacional (+18,08%). Nesse período houve significativa expansão do nível de produção em todos os setores pesquisados no Estado, a saber: Extrativa mineral (+116,37%), Metalurgia básica (+49,91%), Celulose (+17,37%), Alimentos e bebidas (+11,65%) e Minerais não metálicos (+8,85%).O estudo também faz uma abordagem sobre as principais áreas da economia capixaba, bem como algumas das análises relacionadas a essas áreas e o comportamento de cada uma nesse período.

Para o Mercado de Trabalho, no primeiro quadrimestre de 2010 o Estado acumulou geração líquida de +21.001 postos de trabalho, com desempenho recorde para o período em termos absolutos. Se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram gerados +1.143 postos de trabalho em decorrência dos efeitos adversos da crise internacional na economia local, o resultado de 2010 mostra um mercado de trabalho aquecido no Espírito Santo. Em termos setoriais, o desempenho do emprego no acumulado do ano decorreu principalmente da demanda por trabalho nos setores de Serviços (+7.539), indústria de Transformação (+5.147), Agropecuária (+4.440) e Construção civil (+3.889).

No caso do Comércio Varejista, o desempenho no primeiro trimestre de 2010 reforça as evidências do contínuo fortalecimento do mercado interno e da retomada consistente da atividade econômica local. Com efeito, o volume de vendas registrou elevação pelo terceiro trimestre consecutivo, encerrando o primeiro trimestre do ano com alta de +4,80% frente ao período anterior, descontados os efeitos sazonais.

O comportamento do comércio local tem sido impulsionado principalmente pela elevação nas vendas do segmento Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que responde pela maior contribuição relativa para a formação da taxa global do varejo capixaba.

Para o coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Matheus Magalhães,  as conclusões para o  período analisado apresentam  um cenário internacional com lenta recuperação nas economias desenvolvidas, embora  sujeito a recaídas. Nesse contexto, o Brasil encontra-se em uma posição relativamente privilegiada, exibindo um padrão de recuperação mais robusto do que países europeus e os Estados Unidos.

O Espírito Santo, por sua vez, apresenta um grande potencial de crescimento, dado seu alto grau de abertura ao comércio exterior, assim como o maior impacto relativo de variações em preços de commodities em nível local. Caso ocorra um crescimento em escala nacional, o Estado possui alguns dos ingredientes necessários a um processo de recuperação sustentada ao longo do presente ano, explica Matheus.

Outros setores também foram abordados no Panorama Econômico, como é o caso de Consumo e Investimentos, Produtividade Industrial, Preços, Política Monetária e Creditícia e Finanças estaduais.

Francisca Proba
Tels: 3324-3888/9983-8110/9901-3294