26/04/2013 09h12 - Atualizado em 20/03/2023 15h57

Oficina microrregião Central Serrana em Santa Maria de Jetibá quer mais investimentos na malha viária para interligar a microrregião

A sétima Oficina Regional do Plano ES 2030, realizada na última sexta-feira (26), na Escola Graça Aranha, no centro de Santa Maria de Jetibá, contou com uma participação bem diversificada de vários setores da microrregião.

Participaram ativamente dos debates 92 representantes de diversos orgãos públicos estaduais, especialmente ligados do setor agrícola; educadores; instituições de ensino; associações de produtores rurais; secretariado de prefeituras que compõem à microrregião; vereadores de vários municípios e os prefeitos de Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr, e Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer.

Os três Grupos de Trabalho debateram ativamente a visão de futuro para a microrregião até o ano de 2030. No final, os GT’s apresentaram 68 projetos que priorizaram as áreas de infraestrutura, logística, meio ambiente com preocupação para a conservação da biodiversidade da região, educação, saúde, preservação de recursos hídricos, agricultura familiar e integração com os municípios vizinhos.

O destaque dos projetos da sétima Oficina ficou por conta da necessidade de investimentos na malha viária que interliga a microrregião visando o acesso de turistas, pesquisadores que podem explorar a biodiversidade nativa e o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros que abastece os mercados das maiores cidades do Espírito Santo.

A microrregião Central Serrana tem cinco municípios com um total de 93.254 habitantes. O município mais populoso é Santa Maria de Jetibá e o segundo é Santa Tereza. O município mais agrícola é Santa Leopoldina.

Povoado por imigrantes alemães, pomeranos e italianos a região tem clima frio e agradável e um grande potencial turístico. Mas para a chegada dos turistas falta acesso viário. Esse foi o ponto que permeou o debate.

“O planejamento é importante para aprimorar os anseios da sociedade, por isso, todos têm de participar destas iniciativas. Na nossa prefeitura todo o secretariado vem fazendo isso, planejar e trabalhar muito”, afirmou Eduardo Stuhr, prefeito de Santa Maria de Jetibá.

“O plano é muito bom e tem de ser muito bem debatido e planejado para abranger todos os lados. O primeiro deles é a educação - que é a base de tudo - o segundo, é a agricultura, porque todos têm de se alimentar pelo menos 4 vezes ao dia, e o terceiro ponto é a proteção do meio ambiente. Os governantes têm isso na mão e com a ajuda da gente podem melhorar as ações e a proposição de políticas públicas”, afirmou Selene Hammer Tesch, presidente da Associação Amparo familiar de Agricultura Orgânica de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

Já para o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer, discutir e planejar em conjunto com a sociedade é de suma importância.

“Talvez eu não esteja ainda por aqui em 2030, mas tenho certeza de que tudo que está sendo debatido nesta oficina ao longo dos anos será implantado. Hoje, a gente vê muitos avanços aconteceram a partir de ações do planejamento 2025. O importante é levarmos para nosso municípios o que estamos discutindo hoje, e estas propostas já vão começar a ser implementadas. Amanhã já poderemos dar o pontapé inicial em muita coisa ouvida e discutida durante a oficina” salientou o prefeito.

O ES 2030 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento – Sep, Espírito Santo em Ação e Petrobras, com o apoio técnico da consultoria DVF.