31/05/2022 10h04 - Atualizado em 27/03/2023 15h37

Observatório MulherES lança painel sobre liderança e participação política

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, apresentou, nesta segunda-feira (30), o novo painel de indicadores Liderança e Participação Política, do Observatório de Políticas Públicas para Mulheres do Espírito Santo (Observatório MulherES). A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória, e contou com a presença de gestoras e lideranças femininas do Estado.

A proposta reúne dados relacionados à participação das mulheres do Espírito Santo na política e em cargos de gestão pública, permitindo a análise sobre a atuação e a clareza na identificação dos pontos que dificultam a ocupação delas em altos níveis hierárquicos. O painel foi desenvolvido pelo Instituto Jones dos Santos Neves, em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), no âmbito do Programa Agenda Mulher.

Jacqueline Moraes ressaltou o ineditismo da ação e destacou que a pauta do Observatório é visibilizar, fortalecer e empoderar as mulheres no Espírito Santo. “O painel de indicadores Liderança e Participação Política, do Observatório, permitirá que pesquisas existentes sobre o tema sejam agregadas em um único espaço on-line, facilitando o acesso e o conhecimento sobre a realidade das mulheres na política”, salientou.

A vice-governadora disse ainda que o Brasil tem uma série de fatores que dificultam tanto o ingresso quanto a permanência das mulheres na política. “Com essa iniciativa, poderemos ter acesso a mais evidências que nos permitam debater e formular soluções legislativas adequadas para reduzir o impacto desses fatores. É um passo importante, como todos os que são dados em direção ao reconhecimento da mulher, principalmente na política”, pontuou.

As informações do painel foram coletadas na base de dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os cargos eletivos da política nacional, estadual e municipal. Para os cargos de liderança na gestão pública, os dados foram solicitados à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Os indicadores poderão ser acessados por recortes específicos, apresentando uma visão que contempla as diferenças e particularidades entre a população feminina.

A diretora de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves, Latussa Laranja, ressaltou a importância do Observatório MulherES na promoção do diálogo com as instâncias governamentais e a sociedade civil, contribuindo para a discussão sobre as questões de gênero no Estado.

“Temos como objetivo contemplar as múltiplas formas de desigualdades que atingem as mulheres. O Observatório vem priorizar um conjunto de áreas temáticas baseadas no Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES), no Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, e também no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a ODS 5, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, explicou Latussa Laranja.

Liderança e Participação

O painel Liderança e Participação Política está composto por três seções: Participação Política Nacional e Estadual; Participação Política Municipal; e Lideranças Capixabas, que apresenta as funções de gestão pública nos órgãos executivos estaduais, considerando cargos que em algum grau são gerenciais.

tela01tela01

Em todas as seções, será possível observar os indicadores pelas Unidades da Federação e pelos municípios do Espírito Santo. As três temáticas também estão subdivididas em duas formas: a primeira apresenta os dados relacionados somente ao sexo feminino, já na segunda forma inclui os dados referentes ao sexo masculino, sendo possível realizar a comparação entre eles.

Os indicadores também poderão ser observados pelos filtros que representam os recortes realizados por raça/cor, que, neste módulo, estão divididas em amarela, branca, indígena, parda, preta e sem informação/não divulgável. O objetivo é permitir uma análise mais evidente das diferenças existentes nos recortes raciais e as possíveis disparidades.

tela02tela02

A coordenadora de Estatística do Instituto Jones dos Santos Neves, Leticia Furtado, reforçou que o Observatório MulherES é um processo contínuo de construção. “As informações disponibilizadas são periodicamente revistas e novas informações podem ser incluídas, em parceria com os demais órgãos do Governo. Temos a previsão de lançar ainda este ano o Painel de Violência Contra a Mulher e também outro voltado para área de Educação”, adiantou.

O acesso aos painéis do Observatório MulherES pode ser feito em: http://www.ijsn.es.gov.br/observatorios/observatorio-mulheres

Agenda Mulher

O Agenda Mulher é um programa para empoderar e dar visibilidade às mulheres por meio do empreendedorismo, disponibilizando e customizando cursos, desde formações e qualificações diversificadas, até o empreendedorismo emocional, que se dá pelo processo de autoconhecimento. O programa também aborda temas transversais e reflete o compromisso do Governo do Estado em investir na inovação e em ações que proporcionem igualdade de oportunidade entre homens e mulheres.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez