04/07/2011 17h34 - Atualizado em 21/03/2023 11h39

No primeiro quadrimestre de 2011, Estado reduz em 17,5% os crimes letais

O Espírito Santo apresentou uma redução de 17,5% do número de crimes letais no 1º quadrimestre de 2011 em comparação com o 1º quadrimestre de 2010, o que corresponde a um total de menos 135 mortes. Esse foi um dos principais dados informados nesta segunda-feira (04) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), ao divulgar o Terceiro Boletim de Informações Criminais do Espírito Santo.

Os crimes letais englobam homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes em confronto com a polícia. De acordo com o estudo divulgado pelo IJSN, a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), que compreende os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari e Fundão, registrou uma queda de 18,3% (-93 mortes) no primeiro quadrimestre de 2011 em relação ao 1° quadrimestre de 2010, correspondendo a 65% do número total de crimes letais ocorridos no Estado. Todos os municípios da RMGV apresentaram redução do número de crimes, exceto a Serra (+16,8%). O município de Vitória foi o que apresentou a maior redução (-39,1%).

Além da RMGV, outras sete microrregiões tiveram diminuição do índice de crimes letais: Metrópole Expandida Sul, Polo Cachoeiro, Litoral Norte, Caparaó, Polo Colatina, Sudoeste Serrana e Noroeste II. Apenas Polo Linhares, Central Serrana, Noroeste I e Extremo Norte sofreram um aumento.

Já os municípios pólos (Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus) apresentaram diminuição de 25% do número de crimes letais e representaram 15% do total de crimes cometidos no Estado. A única exceção foi o município de Anchieta, que permaneceu com sua taxa de dois homicídios.

Quanto ao gênero, a pesquisa mostrou uma redução de 18,5% do total de vítimas do sexo masculino na comparação entre o 1º quadrimestre de 2010 e o 1º quadrimestre de 2011, que representam 90% do total de vítimas de crimes letais cometidos no Estado. Já o índice de vítimas do sexo feminino manteve-se constante (64 homicídios) entre os dois períodos. Além disso, o Boletim de Informações Criminais apontou a queda de 21,7% do índice de vítimas maiores de 24 anos e a queda de 8% do índice de vítimas entre 15 e 24 anos.

De acordo com o Coordenador de Estudos Territoriais do IJSN, Pablo Silva Lira, “os esforços de integração estratégica na escala Federal, Estadual e Municipal e a articulação de ações de prevenção, bem como a repressão qualificada, que vem sendo implementadas e potencializadas, a exemplo do Programa Estado Presente, podem contribuir para a efetiva redução dos homicídios no Espírito Santo”.

Assessoria de Comunicação – IJSN

Andressa Moreno