25/03/2014 17h37 - Atualizado em 20/03/2023 16h04

Moradores apresentam propostas para Microrregião Nordeste

 


Nesta quinta-feira (20) foi a vez dos moradores da Microrregião Nordeste, composta pelos municípios de São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo, participarem da audiência pública para discutir o orçamento para 2015. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e contou com a participação do governador Renato Casagrande, que prestou contas das ações do Governo em 2013, do que está sendo feito neste ano e ouviu sugestões para 2015.


 


“Temos R$ 1 bilhão em investimentos em execução na Microrregião Nordeste do Estado e isso demonstra não só a importância desses municípios para o Espírito Santo, mas nosso compromisso de fazer o desenvolvimento chegar a todo Estado, para garantirmos mais qualidade de vida para os capixabas. Pensem regionalmente, nos ajudem a priorizar obras que façam com que as oportunidades, bem como os serviços do Estado cheguem a todos, para que os moradores de São Mateus e dos demais municípios do Nordeste tenham as mesmas oportunidades de quem vive na capital”, destacou o governador Renato Casagrande.


 


O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Davi Diniz de Carvalho, explicou a dinâmica da audiência aos cidadãos presentes e destacou a importância da participação dos moradores da microrregião. "Essa é a discussão de um planejamento a curto prazo. É importante que todos participem e contribuam com propostas para buscarmos um desenvolvimento regional equilibrado".


 


Após a solenidade de abertura, seis grupos foram formados para a discussão dos temas: Gestão Pública e Educação Básica e Profissional; Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Integração Logística; Meio Ambiente e Desenvolvimento da Agricultura; Proteção Social, Turismo, Cultura e Esporte; Prevenção e Redução da Criminalidade; e Atenção Integral à Saúde.


 


Os moradores de Conceição da Barra Waldir Paixão e Francinne Poletti participaram dos grupos. Para Waldir, que participa pela segunda vez das audiências, foi a oportunidade de saber o que será feito no Estado e na região onde mora. Já Francinne está em sua primeira audiência. "Gostei muito da chance de participar de perto das decisões do que é interesse nosso", pontuou.


A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração estadual, com a finalidade de informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e demandas da população.


 


Orçamento


Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.


As audiências serão realizadas ainda nos municípios de Aracruz nesta sexta-feira (21), Alegre, Castelo, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Marataízes e Vitória, e envolverão todos os 78 municípios capixabas.


 


Interatividade


Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento.es.gov.br para permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site.


 


 


Confira o cronograma das próximas audiências públicas:


 


Microrregião Rio Doce: dia 21 de março, 13h


Cidade sede: Aracruz. Abrangência: Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.


Local: Escola Placidino Passos - Rua Leopoldo Rangel, 113, Aracruz.


 


Microrregião Caparaó: dia 27 de março, 13h


Cidade sede: Alegre. Abrangência: Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.


Local: Escola Estadual Professor Lellis - Av. Dr. Olívio Correia Pedrosa, 178, Centro, Alegre.


 


Microrregião Central Sul: dia 28 de março, 13h


Cidade sede: Castelo. Abrangência: Apiacá, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.


Local: Escola Estadual João Bley – Rua Machado de Assis, 694, São Miguel, Castelo.


 


Microrregião Central Serrana: dia 9 de abril, 13h


Cidade sede: Santa Teresa. Abrangência: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá.


Local: ESFA - Escola Superior São Francisco de Assis - Rua Bernardino Monteiro, 700, Dois Pinheiros, Santa Teresa.


 


Microrregião Sudoeste Serrana: Dia 10 de abril, 13h


Cidade sede: Venda Nova do Imigrante. Abrangência: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.


Local: Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante, Rua João Paulo II, Vila Betânia, Venda Nova do Imigrante.


 


Microrregião Litoral Sul: dia 15 de abril, 13h


Cidade sede: Marataízes. Abrangência: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.


Local: Escola Professor José Marcelino - Rua João Rodrigues Soares, s/nº, Barra de Itapemirim, Marataízes.


 


Microrregião Metropolitana: dia 24 de abril, 14h


Cidade sede: Vitória. Abrangência: Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha.


Local: Centro de Convenções de Vitória - Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória.


 


 


Informações à Imprensa:


Assessoria de Comunicação da SEP


Karolina Gazoni


Tel.: 3636-4258 / 9 9507-4071


karolina.gazoni@planejamento.es.gov.br


 

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard