03/07/2018 14h32 - Atualizado em 21/03/2023 09h37

Ministério do Trabalho promove curso para formação de Observatório no Estado

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com o Ministério do Trabalho (MTb), promoveu nos dias 21 e 22 de junho, curso de Capacitação para a Formação de Observatórios do Trabalho. Ministrado pelos técnicos do MTb Felipe Pateo e Augusto Albuquerque, a formação reuniu pesquisadores do IJSN e técnicos municipais da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

O curso abordou os aspectos conceituais e objetivos dos Observatórios do Trabalho, bem como o modelo de organização da rede e o sistema de articulação institucional já existente no País. O treinamento permitiu ainda aprofundar questões sobre as principais bases de dados referentes ao Mercado de Trabalho como os indicadores oferecidos pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), bem como aqueles oferecidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) e pelo Censo Demográfico, ambos produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Antônio Ricardo Freislebem da Rocha, as informações disponíveis sobre o mercado de trabalho são de alta qualidade, porém necessitam de um olhar apurado que as traduzam para que se transformem em subsídios nas tomadas de decisão pelos gestores públicos. “A criação do Observatório do Trabalho no Espírito Santo vai nos permitir diagnosticar e evidenciar problemas do mercado local, além de favorecer a troca de conhecimento com os demais pesquisadores da rede em todo País. Com isso, será possível utilizar estatísticas e informações mais precisas para o aprimoramento e qualificação das políticas públicas nesse segmento”, explica.

A Rede Observatórios do Trabalho visa criar um ambiente que favoreça a produção de conhecimento sobre o mundo do trabalho com o objetivo de estimular a produção de conhecimento para subsidiar o debate público e o diálogo social, nos âmbitos nacional e subnacional, acerca dos desafios para se assegurar trabalho digno e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas de trabalho no Brasil.

Informações à imprensa:
Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN