05/03/2024 18h30 - Atualizado em 08/03/2024 16h13

Microrregião Central Sul recebe oficina de trabalho para construção do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos

A microrregião Central Sul foi a primeira a receber as oficinas regionais para construção do Plano de Desenvolvimento de longo prazo ES 500 Anos. O evento aconteceu no município de Cachoeiro de Itapemirim nesta terça-feira (05). Essa é uma realização do Governo do Estado em parceria com o setor produtivo, por meio do Espírito Santo em Ação, e a sociedade civil capixaba.

O objetivo do ES 500 Anos é revisar o planejamento de longo prazo e definir uma visão de futuro para o Estado do Espírito Santo tendo como horizonte o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.

“Começamos hoje uma jornada de debates e de muita escuta que vai percorrer todo o Espírito Santo, observando as particularidades de cada uma das dez microrregiões capixabas. Nada mais justo do que iniciar esse trajeto aqui em Cachoeiro de Itapemirim, na pujante microrregião Central Sul”, ressaltou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

Duboc prosseguiu: “O ES 500 Anos engloba uma série de trabalhos técnicos, análises de indicadores e planos de desenvolvimento já consolidados, mas o plano é, sobretudo, uma construção coletiva, por isso a importância desses encontros regionais com participação dos atores locais. Nosso objetivo é a consolidação de um plano de Estado, um verdadeiro Norte, pactuado conjuntamente, para que todos – governo, setor produtivo, instituições e sociedade civil – possam seguir na mesma direção daqui até 2035.”

O planejamento de Estado precisa ter a validação da sociedade, destaca o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernandina. “O diálogo iniciado hoje em Cachoeiro de Itapemirim, polo da microrregião Central Sul, traz conteúdo e legitimidade para o planejamento. As contribuições locais são fundamentais para que as diretrizes estratégicas abarquem o desenvolvimento de forma sustentável em todas as regiões”, enfatizou.

As oficinas regionais reúnem representantes do Governo do Estado, das prefeituras, da Assembleia Legislativa, do Judiciário e demais poderes constituídos, além de sindicatos, federações e outras instituições do setor produtivo, da academia, do terceiro setor, da sociedade civil organizada e demais organizações representativas.

Durante a oficina de trabalho, os participantes debateram a realidade da microrregião, tendo como base potencialidades e anseios já mapeados, além de novos desafios sugeridos.

Entre os desafios destacados durante a oficina da microrregião Central Sul estão: a redução da desigualdade, erradicação da extrema pobreza, garantia de segurança e direitos humanos, proteção das áreas permanentes e unidades de conservação, fortalecimento da gestão de recursos hídricos, dinamização e integração da infraestrutura econômica, valorização turística e dos equipamentos culturais locais.

Os cidadãos de toda a microrregião Central Sul também podem contribuir com a construção do Plano ES 500 Anos por meio online. Na plataforma eletrônica disponibilizada para participação popular, é possível destacar quais são os desafios que os cidadãos julgam mais relevantes a serem enfrentados pela microrregião até o ano de 2035.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE! https://500anos.es.gov.br

Durante os meses de março e abril serão realizadas oficinas regionais em todas as dez microrregiões do Espírito Santo. O próximo encontro acontece nesta quarta-feira (06), a partir das 13h30, no Auditório da Faculdade Aberta de Alegre – UAB (Alto Universitário, S/N – Guararema, Alegre/ES), representando a microrregião Caparaó.

Mais informações sobre o Plano ES 500 Anos também estão disponíveis no site www.es500anos.com.br.

Assessoria de Comunicação da SEP

Larissa Linhalis