25/04/2013 14h53 - Atualizado em 23/03/2023 15h25

Investimentos concluídos no ES chegam a R$ 52,4 bilhões entre 2008 e 2011

Levantamento do IJSN considera os investimentos públicos e privados com valor individual superior a R$1 milhão.

Um total de R$ 52,4 bilhões em investimentos foi entregue no Espírito Santo entre os anos de 2008 e 2011. Trata-se de investimentos públicos e privados, com valor individual superior a R$ 1 milhão. Foram 895 projetos finalizados no período e que contemplaram todos os 78 municípios capixabas. Os dados estão numa nova publicação do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que aponta os “Investimentos Concluídos no Espírito Santo”.

Os dados foram divididos em duas vertentes, uma setorial e outra por sua distribuição regional, além de contemplarem informações sobre origem do capital e finalidade dos investimentos.

A publicação dá continuidade ao estudo “Investimentos Anunciados para o Espírito Santo”, elaborado anualmente pelo IJSN, desde 2000, e que aponta os investimentos em execução e em oportunidade no Estado em um período de seis anos.

Setores

Entre os investimentos avaliados pelo estudo, a maior parte deles foi concluída em obras de infraestrutura. Foram R$ 36,6 bilhões do total investido (69,9%) em 306 projetos. Entre as ações em infraestrutura, destacam-se as entregas na área de Energia (62,6%), com 90 projetos. Os investimentos em Energia consistem em projetos de prospecção e processamento de petróleo e gás, implantação de usinas termelétricas e hidrelétricas, instalação de subestações de energia e linhas de transmissão. O setor de infraestrutura agrega ainda os investimentos em Terminal Portuário/Aeroporto e Armazenagem (4,3%) e Transporte (3%).

O estudo mostra que a atividade industrial recebeu importantes investimentos principalmente no que se refere à implantação e modernização das plantas produtivas no Estado, com destaque para as áreas de pelotização, siderurgia, metalmecânica e rochas ornamentais. Foram R$ 8,8 bilhões investidos na indústria capixaba entre 2008 e 2011, distribuídos em 146 projetos, o que representa 16,8% do total investido no período.

Divisão Regional

A Microrregião Metropolitana é o destaque na divisão regional dos projetos concluídos em 2008-2011, com 369 projetos (41,2% do total). Outras regiões também se destacaram em termos do número total de projetos, são elas: a Microrregião Rio Doce, com 90 projetos, a Nordeste com 81 projetos e a Litoral Sul e Centro-Oeste com 67 projetos cada.

Observa-se que os municípios com maior número de projetos são aqueles localizados na faixa litorânea do Estado. Entretanto, existe uma tendência de descentralização desses investimentos em direção a outras regiões. Isso porque é crescente o anúncio de novos projetos em microrregiões fora da linha costeira, fator já observado na ocasião da apresentação dos dados da última publicação dos “Investimentos Anunciados para Espírito Santo”, período 2011-2016.

Já em termos de valores investidos no período, a Microrregião Litoral Sul foi a que recebeu o maior volume de investimentos dentre as dez microrregiões capixabas, acumulando cerca de R$ 19,6 bilhões em projetos (37,4% do total investindo no Estado). Na sequência estão as microrregiões Rio Doce (R$ 16,3 bilhões, representando 31,1% do total) e a Metropolitana (R$ 12 bilhões).

Finalidade

A nova publicação traz ainda a divisão dos investimentos concluídos segundo a sua finalidade. Os resultados apontam que 86,6% dos projetos concluídos no período 2008-2011 estão em implantação, e compreendem um montante de R$ 45,4 bilhões em investimentos. O restante do valor investido, R$ 7,0 bilhões, foi para projetos em expansão (13,4%). Ou seja, segundo aponta o estudo, os dados apresentam uma nova fase na economia capixaba, que vem ao longo da última década fortalecendo e diversificando sua base produtiva e de serviços, com a implantação de novas plantas produtivas.

Foram considerados em “Implantação” aqueles projetos instalados que representam uma nova planta produtiva, produto ou serviço ao Estado. Já os em “Expansão” são aqueles que visam o aumento da capacidade produtiva de plantas ou a ampliação de serviços já existentes.

Para conferir a íntegra da publicação “Investimentos Concluídos no Espírito Santo 2008-2011”, clique aqui.

Larissa Linhalis