01/12/2022 14h31 - Atualizado em 27/03/2023 15h50

Intercâmbio marca 3ª edição do curso de Análise Criminal

A terceira edição do Curso de Análise Criminal, promovido pelo Observatório da Segurança Cidadã (OSC-ES) e coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), foi marcada pelo intercâmbio realizado com a Secretária de Segurança Pública do Pará (Segup). A coordenadora de Estatística da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal do Pará (SIAC), Giovana Rodrigues e Silva, se juntou à turma formada por membros das forças policiais capixabas. As aulas tiveram início no dia 22 de novembro e seguem até esta sexta-feira (02), em Vitória.

Ao todo, 30 agentes de segurança, entre policiais militares, civis, técnico-científicos, bombeiros militares e guardas municipais, participam dessa edição. O objetivo é capacitar os agentes no campo estratégico, ampliando as ações de inteligência no combate à criminalidade. Oferecida pelo Governo do Estado, no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o curso conta com a parceria da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

ana crim gana crim g “Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na realização do curso de Análise Criminal e agradecer o convite. Estou muito feliz em representar o meu Estado nessa formação, que é de excelente nível e com certeza vai agregar ainda mais conhecimento ao trabalho que desenvolvemos no Pará”, destacou Giovana Rodrigues.

Ela ressaltou a qualidade do conteúdo oferecido e do corpo docente envolvido na formação, além da importância do aprendizado para o aprimoramento dos trabalhos de inteligência policial desenvolvidos pelas forças de segurança de seu estado.

“A equipe de docentes é de excelentíssima qualidade e de vasto conhecimento. O mais importante é em relação ao conteúdo apresentado, mostrando a importância da análise de dados e estatísticas na tomada de decisão e planejamento na segurança pública. Com certeza iremos aplicar todas as ferramentas demonstradas, pois colaboram com instrumentos teóricos e práticos para construção de conhecimento na segurança pública”, completou a coordenadora.

Para a coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), Bárbara Caballero, a experiência do intercâmbio se soma a outras novidades da terceira edição do curso, que é a presença de membros da recém-criada polícia técnico-científica do Espírito Santo e a participação de guardas municipais do interior do Estado. Ao término dessa etapa, serão, ao todo, 130 analistas criminais formados.

“Tivemos muitas novidades nessa edição do curso de Análise Criminal. Ampliamos o número de vagas para as guardas municipais, trazendo agentes do interior do Estado, e abrimos vagas para a polícia técnico-científica, fazendo a integração com mais essa força de segurança que vai se tornar independente no ano que vem. Iniciamos ainda esse intercâmbio com outros estados, começando pelo Pará. A expectativa é conseguirmos levar essa ideia para lá, por meio de convênio. Além disso, já está prevista a participação de alunos de outros estados para as próximas turmas no ano que vem”, explicou Bárbara Caballero.

Observatório da Segurança Cidadã

O Observatório da Segurança Cidadã do Espírito Santo (OSC/ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santo Neves (IJSN), foi criado em 2019 para subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade, a partir de dados e informações de fontes públicas e/ou privadas. Entre as competências estão: contribuir com a gestão das informações, proporcionar transparência às informações obtidas, democratizar o acesso às informações e incentivar o acesso às informações na área da segurança pública.

Para saber mais sobre o OSC/ES, acesse: http://www.ijsn.es.gov.br/observatorios/observatorio-da-seguranca-cidada.

Eduardo Rabello