O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio da Coordenação de Geoespacialização (CGEO), realizou, nessa terça-feira (03), o Seminário DRS 2.0, reunindo especialistas, pesquisadores e gestores públicos em uma programação dedicada ao debate sobre economia, sustentabilidade e dinâmicas populacionais. A iniciativa integra as celebrações pelos 50 anos de história do Instituto e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do IJSN no YouTube.
Na abertura, o coordenador de Geoespacialização, Bruno Louzada, explicou os avanços e objetivos da segunda edição do Desenvolvimento Regional Sustentável. Ele relembrou que a primeira fase do projeto, iniciada em 2019, contou com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e teve como meta descentralizar o planejamento estadual a partir de diagnósticos e planos de ação específicos para cada microrregião.
“Agora, aprofundamos análises consideradas estratégicas naquela época e trouxemos, em nossa apresentação final, a compatibilização da população dos setores censitários com outros recortes territoriais”, pontuou Bruno Louzada.
Entre as apresentações, o professor de Economia da Ufes Celso Bissoli Sessa apresentou o estudo “Impacto Econômico das Operações de Crédito do Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes) no Espírito Santo”, resultado de uma parceria entre as coordenações de Estudos Econômicos e Geoespacialização do IJSN e o Bandes.
A subsecretária de Estado de Economia e Planejamento da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), Ana Pansini, destacou a importância da parceria entre o Governo Estadual e o Instituto Jones: “É gratificante ver estudos que se conectam diretamente com os nossos projetos. Planejar, executar e avaliar são etapas fundamentais para garantir entregas qualificadas à sociedade. Não por acaso, o Espírito Santo tem sido premiado nacionalmente em gestão e planejamento”, afirmou.
Representando a diretoria do Instituto Jones dos Santos Neves, o diretor setorial de Integração e Projetos Especiais, Antonio Ricardo Freislebem da Rocha, ressaltou a importância da troca de conhecimento proporcionada pelo seminário. “Foi uma tarde rica em aprendizados, um momento simbólico que celebra cinco décadas de contribuição do Instituto à produção e disseminação de dados estratégicos para o desenvolvimento do Espírito Santo”, declarou.
Também participou do evento, a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes, Latussa Laranja Monteiro, que já atuou como pesquisadora do Instituto. Ela apresentou o estudo “Panorama das áreas naturais protegidas do Espírito Santo”, trazendo uma perspectiva essencial sobre a preservação ambiental no Estado.
O Seminário DRS 2.0 reforçou o papel do IJSN como referência na produção de conhecimento técnico-científico voltado ao planejamento regional. Para assistir ao evento na íntegra, acesse o canal do Instituto Jones no YouTube.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br