30/11/2023 10h58

Instituto Jones participa de seminário internacional Moradia Primeiro

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou do II Seminário Internacional Moradia Primeiro (Housing First) realizado nessa terça-feira (28) e quarta-feira (29), em Brasília. O Encontro foi organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o CENTRE for Health, Human Rights and Social Justice.

O seminário reuniu especialistas internacionais ligados ao tema e atores brasileiros envolvidos no planejamento e na execução de projetos de Moradia Primeiro para troca de experiências e acúmulo de informações. O objetivo é contribuir para a capacitação das gestões públicas que estão planejando e executando projetos e para a elaboração de modelagem de proposta do governo federal.

Além de especialistas brasileiros, estiveram presentes representantes dos Estados Unidos, da União Europeia e do Chile. O criador do programa Housing First (Moradia Primeiro), Sam J. Tsemberis, referência mundial para garantia de acesso à moradia às pessoas em situação de rua, também participou das atividades.  

A coordenadora de Estudos Sociais do IJSN, Sandra Mara Pereira, acompanhou de perto os trabalhos. Ela falou sobre importância do debate na elaboração das políticas públicas destinadas à População em Situação de Rua.

“O seminário fortalece a perspectiva de uma reparação histórica a um segmento extremamente vulnerabilizado da sociedade, que é a População em Situação de Rua. Responde a uma demanda importante de política pública que é o acesso à moradia, como um direito humano básico. Moradia não pode ser resumida à perspectiva mercadológica, uma vez que é algo fundamental à vida humana”, destacou Sandra Mara.

Em 2018, ela foi responsável pela coordenação da pesquisa População em Situação de Rua da Região Metropolitana da Grande Vitória, que de forma inédita no Espírito Santo, buscou conhecer o perfil, as demandas e as principais vulnerabilidades dessas pessoas, gerando informações e dados para subsidiar a formulação de políticas públicas direcionadas a essa questão.

O estudo foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o Instituto Jones e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Projeto Moradia Primeiro

O projeto Moradia Primeiro, que é baseado no modelo Housing First, parte do princípio do acesso imediato de uma pessoa em situação crônica de rua (mais de cinco anos na rua, uso abusivo de álcool e outras drogas e com transtorno mental) a uma moradia segura, individual, dispersa no território do município e integrada à comunidade. 

As pessoas que entram no Projeto recebem acompanhamento de uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas, de forma a responder às demandas apresentadas pela pessoa e apoiá-la a permanecer na moradia.

Texto: Stefhani Paiva

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard