O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio do Observatório da Segurança Cidadã (OSC), divulgou nesta segunda-feira (17) uma pesquisa pioneira no Brasil sobre o perfil profissiográfico e organizacional das Guardas Civis Municipais (GCMs) do Espírito Santo. O estudo se baseou nas respostas dos agentes aos questionários de pesquisa, que ao todo somaram mais de 190 questões, e tem como principal objetivo fortalecer institucionalmente as GCMs capixabas e ampliar o reconhecimento do papel estratégico dos municípios na segurança pública.
“No Espírito Santo, as ações de segurança pública têm sido pensadas, planejadas e executadas com base em evidências. Esse estudo reforça essa diretriz ao oferecer uma análise detalhada sobre as Guardas Civis Municipais, que são instrumentos fundamentais na promoção da segurança cidadã. Com o apoio de dados organizados em um painel interativo, avançamos na compreensão do papel estratégico dessas instituições na gestão da segurança em nível local”, pontuou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.
A pesquisa foi respondida por nove das 13 Guardas Civis Municipais em atividade no Espirito Santo, no momento da pesquisa. Ao todo, foram 115 respondentes, entre agentes — responsáveis por responder a pesquisa profissiográfica — e comandantes ou cargos correlatos, incumbidos de responder a pesquisa de perfil organizacional.
"Com a evolução do sistema de segurança pública, as guardas passaram a cumprir um papel fundamental. São instituições que nos ajudam muito no dia a dia, apoiam operações policiais, patrulhamento ostensivo e não tem como a gente pensar mais nas cidades, sem pensar em uma guarda estruturada. No programa Estado Presente em Defesa da Vida prezamos pela integração e hoje, nos municípios onde temos as guardas para nos apoiar, o trabalho funciona de maneira extremamente positiva, aumentando assim a capilaridade e melhorando a prestação de serviços à população", destacou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
A pesquisa está dividida em dois grandes eixos: o mapeamento profissiográfico dos agentes e o perfil organizacional das corporações. Segundo o coordenador do Observatório da Segurança Cidadã, Thiago Guadalupe, o levantamento profissiográfico traça um retrato detalhado do cargo de agente da guarda municipal, identificando as condições de trabalho e as competências técnicas e comportamentais necessárias para o exercício da função. “Utilizamos um formulário estruturado com base em tarefas reais do cotidiano dos agentes. Avaliamos cada atividade com escalas de importância, frequência, domínio e dificuldade. Isso nos permitiu compreender, com profundidade, as habilidades essenciais ao desempenho eficiente e seguro da função”, explicou.
Na segunda etapa da pesquisa, voltada ao perfil organizacional das GCMs, o foco foi entender a estrutura, os recursos e os desafios institucionais enfrentados pelas corporações. O pesquisador do IJSN e integrante do OSC, Pedro Monteiro, que coordenou a pesquisa, destacou a importância estratégica dessa análise. “Essa etapa nos oferece uma visão abrangente das GCMs enquanto instituições. É um diagnóstico que pode orientar ações de qualificação, integração e valorização. Estamos diante de um passo importante rumo à articulação das forças de segurança na esfera municipal, e esse levantamento pode servir de modelo para outros estados”, afirmou Monteiro.
Painel interativo garante transparência ativa
Os resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta pública em um painel BI (Business Intelligence) interativo, acessível eletronicamente. A ferramenta reúne gráficos, ícones e filtros que permitem visualizar os dados por município e temática. Desenvolvido com linguagem acessível e navegação intuitiva, o painel promove a transparência ativa e o controle social das informações, alinhando-se aos princípios da gestão pública aberta e pode ser acessado no link: https://ijsn.es.gov.br/observatorios/observatorio-da-seguranca-cidada/guardas-municipais-capixaba
A iniciativa integra as ações estratégicas do Governo do Estado do Espírito Santo para subsidiar políticas de prevenção e enfrentamento à violência. O Observatório da Segurança Cidadã, responsável pela execução da pesquisa, é coordenado pelo IJSN e atua como núcleo de inteligência para a produção e análise de dados no campo da segurança pública.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br