O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio do Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles, realiza, nesta sexta-feira (13), o “Fórum Metrópoles Possíveis”, evento que marca o encerramento do projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: Um Outro Futuro é Possível” e a celebração dos 15 anos do IJSN na coordenação do Núcleo Vitória.
O projeto, intitulado “Observatório das Metrópoles nas Eleições: Um Outro Futuro é Possível”, foi conduzido pela rede nacional de pesquisa, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles, em colaboração com 17 Núcleos Regionais.
O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves e coordenador-geral do Núcleo Vitória, Pablo Lira, destacou a relevância do projeto ao longo do ano: “Este projeto buscou estabelecer diálogo por meio da pesquisa durante todo este ano de 2024, possibilitando que o Núcleo Vitória assumisse uma posição mais ativa, integrando ciência e sociedade em torno de um objetivo compartilhado: refletir e implementar ações concretas para melhorar a realidade local”, pontuou.
“Tivemos a divulgação dos artigos publicados na ES Brasil, a produção do Caderno de Propostas, que será oficialmente lançado nesta sexta-feira (13), e a produção e divulgação dos episódios do Podcast Metrópoles Possíveis. Todas essas entregas foram em formatos que permitiram comunicar assuntos que estão sendo pesquisados e debatidos pelos especialistas, de forma mais acessível para a sociedade”, ressaltou Pablo Lira.
O evento será realizado no auditório do Instituto Jones, em Vitória, a partir das 9 horas desta sexta-feira (13). Os interessados em participar devem realizar a inscrição pelo link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7zWQYOYd7-Msem73ILjObrmdM-iwzJ2G4fxFtFzhQxm5bqQ/viewform.
Além da celebração dos 15 anos do Instituto Jones na coordenação do Núcleo Vitória, o evento também marca o início das comemorações dos 50 anos da instituição. Por isso, haverá na programação o lançamento do selo de 50 anos do Instituto.
O evento será divido em dois momentos: pela manhã, será realizada abertura do Fórum com a apresentação do selo de 50 anos, o lançamento do “Caderno de Propostas – Observatório das Metrópoles nas Eleições: Um Outro Futuro é Possível”, e a uma palestra sobre Economia Metropolitana e Desenvolvimento Regional, ministrada pelo convidado professor Marcelo Ribeiro (IPPUR/UFRJ). Durante a tarde, os participantes terão a oportunidade de integrar a mesa de discussão “Possibilidades e Desafios Metropolitanos”.
“Estamos preparando um dia de debates e palestras para o encerramento desse projeto tão importante, que buscou incidir na agenda pública ampliando a discussão e o conhecimento da sociedade e dos governos, além da proposição de políticas públicas pertinentes às necessidades municipais e metropolitanas. Por meio deste Projeto, o Núcleo Vitória pôde ver o impacto e a importância de se estabelecer diálogo, tanto entre as diferentes áreas do conhecimento, quanto com a sociedade que fica além do meio científico”, explicou a vice-coordenadora do Núcleo Vitória - Observatório das Metrópoles, Mariana Paim.
Iniciado em janeiro de 2024, o Projeto gerou uma série de artigos sobre temas metropolitanos e sobre um possível futuro para as cidades. Os artigos, produzidos pelos pesquisadores do Núcleo Vitória, abordaram desafios urbanos, como pobreza, governança, participação popular, moradia, mobilidade, saneamento, entre outros. Após a elaboração dos textos, o Instituto lançou o “Caderno de Propostas – Um Outro Futuro é Possível Vitória”.
Além dessa publicação, o projeto resultou em diversos outros produtos, como o “Podcast Metrópoles Possíveis”, um conteúdo produzido e dirigido pelo Observatório das Metrópoles Núcleo Vitória, que também foi o primeiro podcast realizado nas dependências do IJSN. O podcast tem como objetivo promover o conhecimento por meio de uma linguagem acessível, democratizada e de fácil compreensão, especialmente para aqueles fora do ambiente acadêmico e dos Institutos de Pesquisa. Foram seis episódios com debates sobre os temas abordados no projeto, ao longo de 2024.
Além disso, o Instituto Jones e o Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles promoveram o Seminário Perspectivas Metropolitanas no Século XXI, que discutiu a estrutura urbana e as questões metropolitanas. O seminário abordou um dos temas apresentados no livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade - Grande Vitória”, lançado durante o evento, com o objetivo de fomentar o debate sobre questões urbanas e metropolitanas no Brasil contemporâneo, com ênfase na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).
Texto Joicy Marques
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br