05/02/2024 11h46

Instituto Jones dos Santos Neves recebe pesquisadora da Universidade de Tóquio

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu, na última quinta-feira (1º), uma pesquisadora da Universidade de Tóquio. Momoko Araki veio do Japão para conhecer de perto as ações do programa Estado Presente em Defesa da Vida, além dos projetos conduzidos pelo Observatório da Segurança Cidadã (OSC-ES), que é coordenado pelo IJSN.

Estudiosa da área de Ciências Políticas e Sociais, Momoko Araki está levantando dados para sua pesquisa de doutorado que aborda as políticas de segurança pública adotadas pelos estados brasileiros. “Minha pesquisa está relacionada à política de segurança pública no Brasil. Vim a campo em busca de informações mais detalhadas, com o objetivo de comparar as políticas adotadas em cada estado brasileiro”, explicou.

Entre os estudos e produtos do Observatório da Segurança Cidadã de interesse da pesquisadora, estavam os painéis interativos com dados sobre Ocorrências Letais e sobre Crimes Contra o Patrimônio, desenvolvidos pelo Instituto Jones dos Santos Neves, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

“Tive uma impressão muito positiva do que vem sendo realizado aqui no Espírito Santo. Fiquei impressionada com a transparência e a facilidade de acesso aos dados. Tudo isso vai ser de grande importância para minha pesquisa”, pontuou Momoko Araki.

A pesquisadora conheceu ainda detalhes do estudo de monitoramento dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) de Terra Vermelha e de Feu Rosa, conduzido pela Coordenação de Estudos Sociais (CES) do IJSN, no âmbito do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP). “É muito importante vincular a política de assistência social com a de segurança pública, trabalhando as duas ao mesmo tempo”, destacou.

O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, falou sobre a importância da visita e sobre a ampliação da presença do Instituto Jones nas redes de pesquisas nacionais e internacionais. “É gratificante observar que as pesquisas desenvolvidas aqui estão contribuindo com a produção de conhecimento científico em vários países, nesse caso, com a Universidade de Tóquio, que fica literalmente do outro lado do mundo”, disse.

Lira lembrou ainda das recentes visitas de delegações internacionais ao Instituto Jones, como a dos gestores e técnicos do Ministério do Planejamento de Moçambique, país localizado no sudeste da África, que vieram com o objetivo de conhecer de perto o SiMAPP. “Isso faz parte das nossas ações de internacionalização e da ampliação da participação do IJSN em redes de pesquisas nacionais e mundiais”, completou.

Participaram também do encontro com a pesquisadora japonesa o diretor de Estudos e Pesquisas do IJSN, Pablo Jabor; o coordenador do Observatório da Segurança Cidadã (OSC-ES), Thiago Guadalupe; a coordenadora de Estudos Sociais do IJSN, Sandra Mara Pereira; o representante da Diretoria de Direitos Humanos da Polícia Militar, major Valc Rufino; e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Jardim Camburi, coronel Jailson Miranda.

Momoko Araki permanece no Espírito Santo até o próximo domingo (11) e, no Brasil, até o dia 18, quando retornará ao Japão para finalizar seus estudos

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard