04/12/2023 09h00 - Atualizado em 07/12/2023 16h04

Instituto Jones compartilha experiência sobre cultura de Monitoramento & Avaliação em Brasília

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) foi convidado a participar do evento Diálogos de Monitoramento e Avaliação: Compartilhando Experiências Locais, organizado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). O Encontro aconteceu no último dia 29 de novembro, em Brasília.

A iniciativa partiu da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) em parceria com a Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos. O objetivo foi criar um espaço propício para o compartilhamento de experiências entre pessoas que desempenham papéis cruciais na implementação de sistemas de monitoramento e avaliação das políticas públicas. 

O diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira, participou do encontro representando o Espírito Santo. O Estado é pioneiro em institucionalizar um sistema de monitoramento e a avaliação das políticas públicas, a partir da Lei nº 10.744, que criou o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SIMAPP). 

Para Lira, o fortalecimento da cultura de M&A favorece uma maior eficiência na elaboração e aperfeiçoamento das políticas públicas: “As práticas de M&A possibilitam aprimorar as políticas públicas por meio da correção de ações inadequadas e da potencialização de estratégias assertivas, com base em evidências científicas e métodos confiáveis de análise e mensuração de indicadores sociais, econômicos, ambientais, demográficos e infraestruturais”, explicou o diretor-presidente. 

Também estiveram presentes no encontro, profissionais e especialistas da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV/EESP/CLEAR), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Fundação João Pinheiro (FJP/MG), da Secretaria de Planejamento da Bahia e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói-RJ.

Texto: Stefhani Paiva 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard