Governo do Estado do Espírito Santo
05/05/2025 16h13

Instituto Jones colabora com elaboração do PPA da Serra

Em apoio à Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento da Serra, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) conduziu, na última semana de abril, uma imersão técnica voltada à capacitação de gestores e servidores municipais que atuarão na construção do novo Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 do município.

A participação do Instituto ocorreu por meio de palestras ministradas pelos pesquisadores, que tiveram como objetivo o compartilhamento dos conhecimentos técnico e das metodologias de planejamento. Ao todo foram 06 palestras ministradas por pesquisadores do IJSN de diferentes áreas.

Na abertura das atividades de construção do PPA, no último dia 23 de abril, o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, ministrou uma palestra de abertura na qual destacou a importância desse movimento realizado pela Serra.

“Trata-se de uma construção coletiva que exige grande responsabilidade, pois planejar é traçar caminhos, e a Serra está escrevendo seu futuro com visão e participação. Para o IJSN, é sempre uma satisfação contribuir com um trabalho pautado na intersetorialidade e no compromisso com o desenvolvimento sustentável”, frisou Pablo Lira.

O PPA é um instrumento essencial para o planejamento público, estabelecendo as metas e ações prioritárias do governo ao longo de quatro anos, com foco na alocação eficiente dos recursos disponíveis.

A construção do PPA da Serra será conectada ao plano estratégico de longo prazo, finalizado em 2024. Previsto para ser concluído até agosto, o documento passará por várias etapas, incluindo escuta da população, realização de consultas públicas, encontros com representantes da sociedade civil e do setor produtivo — garantindo assim um planejamento mais participativo e alinhado às reais necessidades do município.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard