08/01/2024 17h21 - Atualizado em 08/01/2024 17h25

IJSN seleciona bolsista pesquisador para Programa de Mudanças Climáticas

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou, nesta segunda-feira (08), o processo seletivo de Bolsista Pesquisador para o projeto de pesquisa de Análise do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas, desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

São duas vagas para quem tem mestrado ou graduação com, no mínimo, quatro anos de experiência nas áreas de Agronomia, Biologia, Ecologia, Geografia, Geologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica, conforme requisitos previstos em edital. A remuneração é de R$ 3.500 mensais para 30 horas semanais. Haverá formação de cadastro de reserva.

As vagas disponíveis são para bolsas na modalidade BPIG – IV. As 30 horas semanais serão distribuídas, preferencialmente, em seis horas diárias. A duração das bolsas é de 20 meses.

Serão três etapas distintas. As duas primeiras de caráter classificatório e eliminatório, envolvendo análise da documentação enviada no ato da inscrição, seguindo pontuação descrita no edital, e entrevista com a comissão do processo. A terceira e última etapa é eliminatória, com análise de documentação pela Fapes, conforme critérios estabelecidos para a concessão das bolsas.

Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição on-line, disponível em https://forms.gle/wDLq9jWUqA7QXUHW6. Após a inscrição, o candidato deverá enviar os comprovantes exigidos no Edital para o e-mail editais.ijsn@gmail.com. O prazo vai até o dia 14 de janeiro.

Conforme previsto no Edital, as atividades devem começar no início do mês de fevereiro, podendo ser adiantado ou adiado a critério da Administração Pública. O edital completo com todas as informações pode ser acessado em https://ijsn.es.gov.br/processos-internos/processos-seletivos/edital-no-01-2024-ijsn

Programa Capixaba de Mudanças Climáticas

O Programa Capixaba de Mudanças Climáticas tem os objetivos de contribuir para a redução ou a estabilização da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera e promover condições para a mitigação e a adaptação aos impactos derivados das mudanças climáticas, bem como fortalecer a resiliência frente aos eventos extremos.

O foco do projeto é a análise executiva da estratégia de Mitigação. Especificamente, o projeto pretende avaliar se os projetos se desenvolvem conforme o planejado; se os insumos foram/são suficientes; se suas ações programadas foram ou estão sendo realizadas, se os resultados foram alcançados, e se os cronogramas originais estão sendo cumpridos.

Texto: Stefhani Paiva

Eduardo Rabello