24/04/2012 18h06 - Atualizado em 21/03/2023 11h32

IJSN recebe missão do BIRD para reunião sobre drenagem urbana

A missão do
Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que está visitando o Espírito Santo, esteve nesta terça-feira (24) no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) para conhecer o trabalho do Grupo de Trabalho (GT) de Drenagem Urbana do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit). O grupo busca a colaboração do BIRD para o projeto de elaboração do Plano Diretor Metropolitano de Drenagem (PDMD) da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

O PDMD é um projeto do Comdevit que tem como objetivo fornecer subsídios técnicos e institucionais de planejamento e orientação das políticas públicas no âmbito da região metropolitana que permitam reduzir significativamente os impactos das inundações decorrentes das chuvas.

O plano irá colaborar com uma gestão sustentável da infraestrutura de drenagem urbana da RMGV, orientando a atuação do poder público e da iniciativa privada no uso e ocupação dos espaços urbanos e na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

Durante o encontro, os consultores do Banco Mundial, puderam conhecer a gestão conjunta existente entre os atores da RMGV no âmbito do Comdevit, e também apresentaram informações teóricas para colaborar com o GT na formulação de um termo de referência para dar andamento à contratação do projeto básico para elaboração do PDMD, bem como os aspectos essenciais que o plano deve conter.

Além dos consultores do BIRD Paulo Canedo, Alexandre Foster, Mônica Porto e Lizmara Kirchner, estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado Extraordinária de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana (Sepam), da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Federal (Ifes), além de prefeituras municipais da RMGV.

O Comdevit
O Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) é composto por 17 membros, entre representantes do Governo do Espírito Santo, os prefeitos dos sete municípios da Região Metropolitana e três representantes da sociedade civil, indicados pela Federação das Associações de Moradores e dos Movimentos Populares do Estado do Espírito Santo (Famopes).

O presidente do Conselho é o Secretário de Estado de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana, José Eduardo Azevedo. O Diretor Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), José Edil Benedito, é o Secretário Executivo do Comdevit. O IJSN é o responsável pelo apoio técnico e de execução orçamentária e financeira ao Conselho, sob a coordenação, no âmbito do IJSN, da servidora Latussa Laranja Monteiro.

O Conselho tem como objetivo apoiar o desenvolvimento, a integração e a compatibilização das ações, estudos e projetos de interesse comum da Região Metropolitana (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), que concentra quase 50% dos habitantes do Estado, numa área que representa apenas 5% do território capixaba.

:
Larissa Linhalis