11/07/2019 15h56 - Atualizado em 21/03/2023 09h05

IJSN recebe encontro do Observatório das Metrópoles

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu esta semana uma reunião de trabalho do Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles. Na ocasião, foram debatidos os termos de referência e planejadas as novas ações de pesquisa para 2019, com base nas linhas de pesquisa em Estrutura Social e Regimes Urbanos, com foco na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

O Núcleo conta com coordenação regional do Diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira, e participação de pesquisadores do IJSN, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Vila Velha (UVV).

A pesquisadora do núcleo e Coordenadora de Gestão Metropolitana do Instituto, Latussa Laranja, conduziu os trabalhos. "O objetivo é pactuarmos as pesquisas a serem produzidas em conjunto. O núcleo constitui-se em um importante espaço de produção coletiva de informações e conhecimento sobre as metrópoles", ressaltou.

Participaram do encontro as professoras do Mestrado em Arquitetura e Cidade da UVV, Ana Paula Rabello Lyra e Larissa Andara Ramos, e o professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Ufes, Ednelson Mariano Dota.

O Observatório das Metrópoles é uma rede de pesquisa nacional composta por cerca de 100 pesquisadores e 60 instituições. Numa articulação entre diferentes esferas – sociedade civil, academia, poder público –, atua com vistas ao entendimento dos fenômenos relacionados às metrópoles brasileiras e os desafios do desenvolvimento nacional.

Larissa Linhalis

comunicacao@gmai.com