06/12/2010 15h27 - Atualizado em 20/03/2023 15h38

IJSN realiza última oficina de planejamento da Agenda Estratégica Regional Sul

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realiza na próxima quinta-feira (09) a última Oficina de Planejamento na Região Sul do Estado, do Projeto Agenda Estratégica Regional Sul 2011-2021, em Cachoeiro de Itapemirim.

A oficina tem o objetivo de entregar à comunidade da região o planejamento estratégico de longo prazo, uma carteira de projetos estruturantes, bem como uma estrutura de governança compartilhada entre os entes públicos e privados envolvidos e representantes da sociedade civil organizada.

A Agenda Estratégica Regional Sul oferecerá à sociedade um instrumento que contribuirá para o fortalecimento das instituições locais e da integração regional, a fim de promover a interiorização do desenvolvimento de forma sustentável e inclusiva, visando à redução das desigualdades, melhoria da qualidade de vida e ao fortalecimento da organização social do Sul do Estado.

Portanto, é fundamental que a sociedade civil organizada e o setor público participem da conclusão desse trabalho, para que os objetivos sejam verdadeiramente alcançados.

Projeto

O projeto Agenda Estratégica Regional Sul – 2011/2021  reúne  os setores público, privado e a sociedade  na organização dos interesses e aproveitamento das potencialidades da região Sul do Espírito Santo, composta pelas Microrregiões de Gestão Administrativa de Caparaó, Expandida Sul, Central Serrano e Polo Cachoeiro. Busca  ainda compatibilizar  as estratégias regionais  com o Plano de Desenvolvimento do Estado – ES 2025.

Sua premissa é que o desenvolvimento do Espírito Santo depende do desenvolvimento de cada  uma das regiões e de todas elas, de forma integrada,  e que cada microrregião possui uma função estratégica, que depende de suas vantagens naturais   e construídas,  e da capacidade de aproveitamento das oportunidades locais e regionais.

Pretende-se com esse processo fortalecer a integração municipal e regional e o desenvolvimento sustentável, amparado na base socioeconômica local, no fortalecimento das instituições locais, na inclusão social, no estímulo à participação, na capacidade de organização social e no manejo racional dos recursos naturais.

O trabalho terá como resultado a definição de estratégicas de longo prazo para a região, para um horizonte de 10 anos;  a elaboração de uma Carteira de Projetos Regional e o estabelecimento de uma governança compartilhada entre os entes públicos e privados envolvidos.

O projeto é uma iniciativa da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e conta com a parceria de importantes instituições capixabas como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Federação das Indústrias do Espírito Sante (Findes); as secretarias estaduais de Economia e Planejamento e de Desenvolvimento; a Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), o Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo (Messes), o Siccob Sul Serrano e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Os parceiros compõem o Comitê de Acompanhamento do Projeto.

Serviço:

Oficina de Planejamento – Projeto Agenda Estratégica Regional Sul 2011- 2021

- Data: 09 de dezembro
- Horário: 13h30 às 17h30
- Local: Plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Rua Barão de Itapemirim, nº 05 (3º andar), Centro.

Programação:

- 13h30 às 13h40 – Credenciamento