17/04/2012 09h21 - Atualizado em 20/03/2023 15h45

IJSN realiza palestra sobre Planejamento Energético

Servidores do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e convidados participam nesta terça-feira (17) da palestra sobre “O Planejamento Energético no Brasil e no Espírito Santo”, com o professor Marcos Freitas, coordenador do Programa de Pós-graduação em Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).

O evento é realizado no auditório do IJSN, às 14 horas. O professor fala sobre o planejamento enérgico do país, sua estrutura institucional e os instrumentos usados. Em sua palestra, Freitas também aborda a matriz energética do país, tanto oferta quanto a demanda, ressaltando a oferta de fontes renováveis e não renováveis e os setores da economia que mais consomem energia.

Marcos Freitas é geógrafo, mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Economia do Ambiente pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), da França.

O professor adiantou que considera significativo o potencial energético do Estado. “O Espírito Santo, assim como o Rio de Janeiro, são os principais produtores de petróleo do país e tendem a expandir essa produção com o pré-sal. É um importante Estado na oferta e também em consumo, pois possui atividades econômicas importantes”, pontuou.

Palestra: “O Planejamento Energético no Brasil e no Espírito Santo”

Dia: 17 de abril (terça-feira)

Horário: 14 horas

Local: Auditório do IJSN - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.524, 1º andar, Jesus de Nazareth, Vitória/ES.

Larissa Linhalis
TEL: (27) 3636-8066 / 9887-8488