18/05/2012 19h40 - Atualizado em 21/03/2023 10h27

IJSN promove oficina sobre a educação capixaba

O Instituto Jones dos Santos Neves promoveu, na última sexta-feira (18), uma oficina que debateu as questões relativas à educação no Espírito Santo. Entre os temas da oficina estão a qualidade do ensino no Estado, ferramentas para aprimorá-la, além de terem sido apontados dados e estudos que colaborem com a compreensão e o planejamento da área.

O presidente do IJSN, José Edil Benedito, lembrou que o conhecimento é um dos pilares do Plano de Governo e do Programa de Desenvolvimento Sustentável (Proedes) do Governo do Estado.

“A importância da educação é fator indiscutível para o desenvolvimento de qualquer sociedade, é reconhecida pela atual gestão estadual e foi reiterada pelo Governador Renato Casagrande, que tem o conhecimento como um dos pilares do plano de desenvolvimento do Estado, o Proedes. Nesse sentido, o Instituto Jones dos Santos Neves, enquanto órgão estadual de planejamento, em estreita colaboração com a Secretaria de Educação, não pode se furtar do dever de pensar, discutir e apontar caminhos para o planejamento de políticas governamentais de educação. E queremos uma cooperação articulada com outras organizações da área”, disse.

O Secretário de Estado de Economia e Planejamento, Guilherme Henrique Pereira, pontuou que “o Instituto Jones está vinculado às prioridades de Governo, trabalhando nesse sentido e discutindo isso com os usuários dessas informações”.

Presente ao evento, o secretário de Estado de Educação, Klinger Barbosa Alves, falou sobre a importância da parceria de secretarias finalísticas, como a Sedu, com o Instituto: “Ficamos muito focados nos aspectos operacionais da secretaria, então temos como fonte de referência os estudos do Instituto Jones. Eles balizam nossas ações na secretaria e nos dão um direcionamento. Vejo essa ligação como sendo muito importante”.

Além dos secretários de Estado, da diretoria e pesquisadores do IJSN, acadêmicos e servidores, palestraram na oficina: o represente da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Clodoaldo José de Almeida Souza, que falou sobre os desafios para articulação entre o sistema de ensino e o novo Plano Nacional de Educação; a pesquisadora do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), Andrezza Rosalém; o professor da Fucape Bussines School, Cristiano Costa; e a servidora da Sedu, Aline d´Ávila Carvalho.

Saúde
Uma oficina sobre a saúde capixaba também foi realizada na última quinta-feira (17) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O debate contou com a participação do Secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, servidores da secretaria, além de representantes da Secretaria de Estado de Governo (SEG), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo e dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde.

“Estamos realizando debates sobre os principais temas capixabas, como mobilidade urbana, saúde, educação, e trazendo para o Instituto Jones a visão e a opinião dos atores envolvidos no planejamento, gestão e execução das políticas governamentais. No caso da saúde e da educação, criamos núcleos no Instituto com pesquisadores dedicados a estudarem especificamente essas áreas. Com essas oficinas, podemos agregar opiniões externas e formar redes de pesquisas sobre esses temas”, finalizou o Diretor Presidente do IJSN, José Edil Benedito.

:

Larissa Linhalis