Governo do Estado do Espírito Santo
01/08/2025 17h39 - Atualizado em 01/08/2025 17h42

IJSN participa do Seminário Nacional do Observatório das Metrópoles

Durante a última semana de julho, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que coordena o Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles, participou do Seminário Nacional do INCT Observatório das Metrópoles, no Rio de Janeiro. O encontro teve como tema as “Transformações da Ordem Urbana e Estratégias de Desenvolvimento Urbano Inclusivo, Igualitário, Democrático e Ambientalmente Sustentável”.

O seminário marcou o lançamento oficial do novo marco teórico da rede para o ciclo de pesquisa 2025-2030, reunindo pesquisadores de todo o País para discutir os principais desafios urbanos contemporâneos, com foco em temas como desigualdades socioespaciais, governança metropolitana e desenvolvimento urbano sustentável.

Estiveram presentes no evento representando o IJSN o coordenador do Núcleo Vitória e diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, e a vice-coordenadora do Núcleo Vitória, Mariana Paim.

Na abertura do evento, foram apresentados os fundamentos do novo programa de pesquisa, que pretende aprofundar a análise sobre as recentes transformações urbanas em meio às dinâmicas globais do capitalismo contemporâneo. A mesa de abertura reuniu importantes nomes da academia e da gestão pública, como o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Eduardo Martins.

“É um importante encontro que nos permite debater e analisar as questões metropolitanas de forma conjunta, olhando os desafios enfrentados pelas diferentes realidades do Brasil e compartilhando um pouco do que temos vivido na Região Metropolitana da Grande Vitória”, destacou Pablo Lira.

O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, também esteve representando o Instituto Jones na mesa de encerramento, que teve como tema: "O que fazer? O desafio de uma estratégia de desenvolvimento urbano inclusivo, igualitário, democrático e ambientalmente sustentável como missão do novo desenvolvimento nacional".

Segundo o Observatório das Metrópoles, o evento é uma iniciativa que reafirma o compromisso da instituição em interpretar as mudanças da realidade urbana brasileira sob uma perspectiva crítica e voltada para a formulação de políticas públicas justas e sustentáveis. Um espaço de produção intelectual crítica e colaborativa, reafirmando a importância do Observatório das Metrópoles como um dos principais núcleos de análise urbana do país.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard