O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou no último sábado (25), do I Seminário de Experiências em Parques Urbanos do Espírito Santo (I SEPUR/ES). O evento foi promovido pelo Parque Botânico Vale, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) e do próprio IJSN, e integrou a programação do Circuito Urbano 2025, iniciativa da ONU-Habitat em parceria com o Ministério das Cidades.
Com o tema “O papel dos espaços livres de uso público na redução de desigualdades urbanas”, o seminário reuniu especialistas, gestores e pesquisadores para discutir como parques, praças e áreas verdes podem contribuir para qualificar a vida urbana, promover inclusão e fortalecer vínculos comunitários.
Representando o Instituto, o Diretor de Estudos e Pesquisas, Dr. Pablo Jabor, apresentou a palestra “Dados e Território: leitura de cenário sobre a desigualdade e os parques urbanos no Espírito Santo”, destacando a importância de utilizar evidências e análises espaciais para orientar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano.
“Com base em evidências e análises espaciais, é possível compreender como a distribuição dos parques e áreas verdes reflete as desigualdades urbanas. O papel do IJSN é justamente transformar esses dados em conhecimento que apoie gestores e planejadores na construção de cidades mais equilibradas e inclusivas”, destacou Jabor.
A apresentação evidenciou que, embora o Espírito Santo apresente significativos avanços em indicadores socioeconômicos, ainda há desigualdades territoriais marcadas, especialmente na Região Metropolitana da Grande Vitória.
O diretor também ressaltou a atuação do IJSN na coordenação técnica do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) — o primeiro PDUI aprovado no Brasil. Entre seus eixos estratégicos, o plano estruturou a proposta da Rede Metropolitana de Parques Urbanos, que visa contribuir para a redução das desigualdades socioespaciais por meio da qualificação de áreas verdes públicas, ampliando acesso a lazer, mobilidade, convivência e bem-estar em diferentes bairros e municípios.
Durante o encontro, o IJSN reforçou sua atuação na produção de estudos, diagnósticos territoriais e ferramentas de apoio à gestão, contribuindo para que políticas urbanas sejam planejadas com base em dados, participação social e visão integrada de território.
O seminário integrou uma agenda nacional que, ao longo do mês de outubro, promove debates em todo o país sobre o futuro das cidades brasileiras — com foco em soluções que ampliem inclusão, sustentabilidade e acesso equitativo aos espaços urbanos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br