11/03/2022 18h00 - Atualizado em 20/03/2023 16h17

IJSN participa do 6º Seminário Sys.terna sobre economia criativa e desenvolvimento sustentável

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) marcou presença no 6º Seminário Sys.terna, realizado nesta sexta-feira (11), no auditório do Sebrae-ES, em Vitória. O encontro faz parte da programação da 3ª edição da Festa da Criatividade, promovida pela Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). O evento segue até amanhã, com uma ampla programação que inclui rodadas de negócios, debates, shows e oficinas.

O seminário foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poiein), e faz parte das ações de internacionalização do Projeto Hub Criativo Virtual, coordenado pela Secult e financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do Funcitec/MCI.

Entre seus objetivos, estão o de provocar reflexões sobre a relação entre a Economia Criativa e o Desenvolvimento Sustentável dos territórios, suas necessidades e possibilidades, oferecendo reflexões e experimentos que podem contribuir para políticas públicas que buscam solucionar questões locais a partir de um olhar comunitário.

A diretora de Estudos e Pesquisas do IJSN, Latussa Laranja, participou do painel sobre território e o desenvolvimento de base comunitária, acompanhada dos pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Leonardo Bis dos Santos e Robson Malacarne, e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Orlando Lopes. O debate contou ainda com a presença do professor Eduardo José da Silva Tomé Marques, da Universidade dos Açores (UAc), de Portugal.

Latussa destacou as ações do projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES), do Governo do Estado, em especial, do diagnóstico das microrregiões capixabas que apontou os principais desafios e potencialidades dessas localidades, identificando suas vocações e impactos a serem considerados. A pesquisa foi realizada em parceria com as instituições federais de ensino e com a Fapes.

“No Instituto Jones desenvolvemos trabalhos que estão entre a academia e a política pública diretamente colocada. Dessa forma, conseguimos promover o diálogo e o entendimento para aquilo que está fora do que conseguimos mapear em um primeiro momento. Não podemos perder de vista a oportunidade de que o DRS seja conhecido também pelos diferentes grupos interessados”, explicou a diretora do IJSN.

O 6º Seminário Sys.terna foi transmitido pelo YouTube e pode ser acessado clicando aqui.

Eduardo Rabello