Governo do Estado do Espírito Santo
30/09/2024 17h32 - Atualizado em 30/09/2024 17h34

IJSN participa do 1º Congresso de Saneamento Básico dos Tribunais de Contas

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou do 1º Congresso de Saneamento Básico dos Tribunais de Contas. O evento teve como objetivo promover o aprofundamento das discussões sobre a universalização do Saneamento Básico e a eficiência dos serviços prestados, com base nas legislações vigentes e no Marco do Saneamento Básico.

Além de membros e servidores dos Tribunais de Contas, o congresso reuniu gestores e servidores públicos de diversas esferas, bem como pesquisadores e representantes de agências reguladoras. As discussões também abordaram estratégias de mitigação e adaptação para enfrentar os desafios trazidos pelas alterações climáticas.

Na ocasião, o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, fez uma apresentação em que abordou a temática do saneamento básico e a importância do uso das tecnologias emergentes no âmbito das cidades inteligentes:

“A temática das cidades inteligentes é um caminho promissor para universalização do saneamento básico. Neste contexto, o uso das tecnologias emergentes pode possibilitar o alcance da meta da universalização do esgotamento sanitário até 2033”, explicou Lira.

Durante a apresentação no evento, o diretor-geral do IJSN, ainda fez um diagnóstico do cenário do Espírito Santo com base em dados recentes sobre a temática:

“De acordo com os dados mais atuais do saneamento básico no Brasil, a gente pôde constatar que o Espírito Santo está entre os estados com melhores condições de abastecimento de água e também do esgotamento sanitário comparado com outros estados brasileiros. O Espírito Santo tem condições de alcançar a meta de universalização do esgotamento sanitário e da disponibilidade de abastecimento de água antes de 2033, graças ao trabalho da Cesan junto com o Governo do Estado, com os municípios, e com o SAAES Serviço Autônomo de Água e Esgoto nos municípios”, destacou Pablo Lira.

Com a palestra “Cidades inteligentes: o caminho para a universalização do saneamento básico”, o Instituto Jones compartilhou espaço com os também palestrantes, Veronica Rios, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Nazareno Araújo, diretor interino da ANA; e Ivens de Oliveira, diretor Administrativo e Financeiro da Agência dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard