05/07/2024 15h18 - Atualizado em 11/07/2024 16h02

IJSN participa de Seminário Nacional do Observatório das Metrópoles

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou do Seminário Nacional de Coordenadores do Observatório das Metrópoles que aconteceu no Rio de janeiro entre a quarta-feira (03) e esta sexta-feira (05). O seminário foi estratégico e uma possibilidade de estabelecer um balanço sobre as produções científicas desenvolvidas pelo Observatório e a ainda definir ajustes relacionados ao planejamento do próximo ciclo de trabalho. O IJSN foi representado pelo diretor geral do Instituto, Pablo Lira, e pela coordenadora de estudos territoriais, Mariana Paim Rodrigues.

O IJSN integra o Núcleo Vitória, que tem como foco de análise a Região Metropolitana da Grande Vitória e suas transformações urbanas, sociais, econômicas e demográficas ao longo das últimas décadas.

As temáticas discutidas no Seminário foram transversais, envolveram os 18 núcleos que participam do Observatório e serviram como referência para nortear e orientar as pesquisas cientificas desenvolvidas pelo Observatório. “A participação do IJSN integrado ao núcleo Vitória é crucial para a compreensão aprofundada dos temas metropolitanos que se manifestam em nível nacional. A abertura do debate com diversas realidades metropolitanas permite ao IJSN desenvolver pesquisas que, integradas com a discussão nacional, sejam articuladas à nossa realidade territorial”, explicou a coordenadora dos estudos territoriais do IJSN, Mariana Paim Rodrigues.

O diretor geral do IJSN Pablo Lira destacou a parceria sólida e produtiva com uma das maiores e mais antigas redes de pesquisa do Brasil. “O IJSN integra essa relevante e produtiva rede de pesquisa há 14 anos e coordena o Núcleo Regional da Grande Vitória que conta com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Vila Velha (UVV), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) dentre outras Instituições”, destacou Lira.

Filipe Chicarino