Governo do Estado do Espírito Santo
09/09/2024 16h05 - Atualizado em 13/09/2024 16h25

IJSN participa de Encontro Nacional do Observatório das Metrópoles

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou entre os dias 2 e 4 de setembro do Encontro Nacional “Metrópoles: um outro futuro é possível”, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento contou com 235 participantes de 18 Núcleos Regionais espalhados pelo Brasil.

Foram realizadas mesas redondas, palestras, painéis e simpósios temáticos para apresentação de trabalhos voltados a divulgar e difundir a produção científica da rede. Um dos diferencias do evento é estabelecer o compromisso de refletir sobre o futuro das metrópoles com a mobilização de informações e conhecimentos que possam ser colocados à disposição da sociedade brasileira.

De acordo com a Coordenadora de Estudos Territoriais, Mariana Paim, o IJSN participou do encontro por meio da apresentação de três artigos científicos. “Um dos artigos discutiu a participação social e orçamento como modelo de administração democrática. Outro abordou a análise do acesso ao saneamento básico nos municípios da Região Metropolitana e o terceiro, as políticas de segurança pública, vitimização e sensação de segurança nas cidades", explicou Mariana.

Sobre o Observatório das Metrópoles

O Observatório das Metrópoles é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) que trabalha de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras. Atualmente, a equipe do INCT Observatório das Metrópoles é composta por mais de 400 pesquisadores vinculados a instituições de Ensino Superior, distribuídos pelos 18 núcleos regionais da rede.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) sedia o Núcleo Vitória, que tem como foco de análise a Região Metropolitana da Grande Vitória – RMGV e suas transformações urbanas, sociais, econômicas e demográficas ao longo das últimas décadas. Por meio do Núcleo Vitória, o IJSN reforça seu propósito de produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do Estado do Espírito Santo.

Filipe Chicarino