29/03/2022 17h52 - Atualizado em 20/03/2023 16h15

IJSN participa de ciclo de seminários sobre empregabilidade

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) está participando dos ciclos da conferência “Ao trabalho: Seminário Regional de Empregabilidade, Ocupação e Geração de Renda”. A ação é promovida pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Subtrab). Nesta semana, as atividades acontecem nos municípios de Afonso Cláudio e Santa Maria de Jetibá.

A proposta da iniciativa é percorrer todas as microrregiões do Estado, a fim de compreender as singularidades dos diferentes contextos e territórios no âmbito da empregabilidade. A partir desse conhecimento, será feita a construção de estratégias que fomentem a geração de emprego e renda de modo planejado, sustentável e com ampla participação dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público.

A Coordenação de Estudos Econômicos do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) tem acompanhado a ação, apresentando o cenário econômico, com foco no mercado de trabalho, dos municípios que compõem as microrregiões, no âmbito do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS-ES). Outras três conferências já foram realizadas, nos municípios de Vila Pavão (Microrregião Noroeste), Cachoeiro de Itapemirim (Microrregião Central Sul) e Anchieta (Microrregião Litoral Sul).

Ao final do ciclo das conferências, os resultados vão servir como base para gerar o Diagnóstico da Empregabilidade, Ocupação e Geração de Renda do Estado do Espírito Santo. Esse documento, com o “Pacto Interinstitucional Pela Promoção do Trabalho, Emprego e Renda no Estado do Espírito Santo”, norteará uma agenda conjunta e colaborativa que tem como premissa a necessidade de estabelecer e estreitar parcerias entre o Estado e as organizações e instituições que podem ampliar e qualificar o mercado de trabalho capixaba.

No calendário do seminário, os novos ciclos acontecerão nos municípios de Anchieta, Colatina, Linhares, Cariacica e Alegre. Participam os segmentos representativos do setor produtivo, entre eles empregadores, trabalhadores, gestores, empreendedores, academia e agentes de formação e desenvolvimento.

Com informações: Assessoria de Comunicação da Setades

Eduardo Rabello