Durante esta semana o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) esteve presente nos dois primeiros encontros da terceira edição do "Amunes na Estrada". O projeto que realizará 10 encontros até o mês de fevereiro, promoveu o primeiro evento na terça-feira (21) em Ecoporanga e o segundo na quarta-feira (22) em Pinheiros, regiões Noroeste e Nordeste do Espírito Santo.
Promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), os encontros que reúnem diversas instituições do governo estadual e federal, além dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e equipes das prefeituras, têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento municipal, oferecendo capacitação a agentes públicos e apresentando programas e parcerias para aprimorar a gestão local.
Em ambos os encontros o Instituto Jones participou apresentando dados referentes ao Espírito Santo, um panorama do cenário capixaba através dos indicadores. O IJSN também apresentou o Plano de Desenvolvimento do ES 500, um documento com as estratégias para o desenvolvimento, considerando as bases sociais, propulsores de progresso, oportunidades de negócio, trabalho e renda.
Para o Diretor Setorial de Estudos e Pesquisas do IJSN, Pablo Jabor, que participou da reunião em Ecoporanga, a iniciativa é de extrema importância para o desenvolvimento dos municípios e do Estado: “Esses encontros permitem conhecer de perto a realidade das regiões do Estado e levar a elas conhecimento e capacitações que possam contribuir de forma eficiente para o aprimoramento das administrações municipais no Espírito Santo”.
Em Pinheiros, a apresentação foi realizada pelo Diretor Setorial de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Antonio Ricardo Freislebem da Rocha, que ressaltou a relevância dos encontros no fortalecimento das gestões municipais: “O IJSN apresentou dados sobre os investimentos planejados para os próximos anos, indicadores que projetam o cenário do Estado diante do Brasil e que consequentemente refletem nos municípios, além de poder fazer essa troca de experiências e compartilhamento de informações é fundamental para o crescimento das cidades”, afirmou.
Segundo a Amunes, o projeto "Amunes na Estrada", iniciado em 2023, ganhou ainda mais força em 2024 e, os meses de janeiro e fevereiro serão destinados a estreitar os laços entre a Amunes e as prefeituras. Para conferir os próximos destinos do projeto, acesse: www.amunes.org.br
Texto: Joicy Marques
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br