Governo do Estado do Espírito Santo
08/11/2024 17h41 - Atualizado em 08/11/2024 17h42

IJSN lança podcast para discutir dilemas da Região Metropolitana

Discutir e levantar questões sensíveis e relevantes sobre a Região Metropolitana da Grande Vitória é a essência do Podcast Metrópoles Possíveis, produto audiovisual produzido e dirigido pelo Observatório das Metrópoles Núcleo Vitória e o primeiro podcast feito nas dependências do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que, em 2025, completa 50 anos.

O formato audiovisual busca promover o conhecimento por meio de uma linguagem acessível, democratizada, simples, direta e que seja de fácil compreensão para quem está fora dos muros da academia e dos Institutos de Pesquisa.

Ao todos, foram gravados seis episódios divididos em temáticas, como: 1) Democratização do conhecimento científico; 2) População em situação de rua e moradia; 3) Transição demográfica e pessoa idosa na cidade; 4) Transição ecológica e mudanças climáticas; 5) Mobilidade urbana, e 6) Governança participação e direito à cidade.

Para a vice-coordenadora do Observatório das Metrópoles, Mariana Paim Rodrigues, a idealização e produção do podcast representa um passo importante para expandir as possibilidades de disseminação do conhecimento científico. “Sair da zona de conforto dos textos, relatórios, gráficos e mapas permitiu a abertura de um diálogo mais acessível e dinâmico. Além disso, a composição dos episódios com pessoas diversas agregou valor significativo, promovendo um encontro de saberes essenciais para se pensar metrópoles possíveis”, explicou.

O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves e coordenador do Núcleo Vitória, Pablo Lira, que participou do episódio de estreia do podcast “Metrópoles Possíveis”, explicou que mais de 50% da população mundial reside em cidades e, que no Brasil, essa realidade é ainda maior e pode chegar a 90%. Por isso, as discussões sobre Metrópoles precisam ser acessíveis e chegar a todas as camadas da sociedade, sem exceção.

“Precisamos produzir ciência não para ficar encastelada dentro dos muros das universidades e institutos de pesquisa. A gente precisa produzir ciência e garantir que todos os agentes da sociedade possam se apropriar do conhecimento científico para fortalecer o controle social, a cobrança dos governantes e também a perspectiva da gestão democrática das cidades que queremos para o futuro”, pontuou Lira.

O podcast “Metrópoles Possíveis” ajuda a fortalecer a perspectiva da popularização da ciência, da tecnologia e inovação para a produção de conhecimento sobre as metrópoles e as áreas urbanas. É o que defende o diretor de Estudos e Pesquisas do IJSN, Pablo Jabor. 

“Muitas vezes, as nossas pesquisas são muito técnicas e isso não dialoga com a população. Hoje, com a facilidade das redes sociais, o alcance que têm os podcasts e outras plataformas e estratégias de divulgação permitem que a gente converse quase que diretamente com o cidadão. O formato de bate-papo, de uma conversa sobre temáticas, às vezes complexas, traz uma leveza para a discussão e uma forma de passar a informação de uma maneira mais acessível e para um público mais amplo, também com o alcance que hoje as redes sociais têm”, salientou Jabor. 

Para a professora adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Latussa Laranja, uma das convidadas do podcast, o uso das novas tecnologias é uma possibilidade viável e real de aproximar a Ciência da sociedade. 

“O podcast é mais flexível e consegue alcançar as pessoas em momentos diferentes, em estágios de compressão diferentes e até mesmo com níveis de leitura diferentes. Isso é muito importante, pois quando falamos da democratização do conhecimento é preciso atingir todo mundo”, comentou. 

O primeiro episódio foi lançado nessa quinta-feira (07) e pode ser encontrado nos links abaixo:

YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=O5Buiz1a7YE

Spotify

https://open.spotify.com/episode/3C29Tv0I38nBj4SBb2mdax?si=YYUnrOYnQNmLEV9wdhZYqg&nd=1&dlsi=2191f2a8f64c4db5



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard