26/08/2012 16h00 - Atualizado em 20/03/2023 15h48

IJSN irá lançar série Perfil ES durante a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) vai lançar na próxima terça-feira (28) uma publicação com um conjunto de dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O “Perfil ES” será disponibilizado, com exclusividade, na terça-feira (28), para os participantes da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo. O evento será realizado a partir das 8 horas, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A publicação possui 3.511 páginas no total e é dividida em dois cadernos. O caderno “Dados Censo Demográfico”, traz 1.243 páginas de informações atualizadas, com base no Censo Demográfico 2010, e apresenta indicadores com a seguinte divisão: aspectos demográficos, educação, habitação e mercado de trabalho.

A série fica ainda mais completa com o caderno “Dados Gerais”, que contém informações de diversas outras fontes de dados estaduais e federais, em 2.268 páginas. Nesse caderno os dados são divididos em: Características Gerais, como Posição e Extensão, e Características Ambientais; Aspectos Demográficos e Sociais, como habitação, saúde, segurança pública, educação, assistência social; Infraestrutura, que inclui abastecimento de água e energia elétrica; e Economia e Finanças, com dados como Produto Interno Bruto (PIB), agropecuária, finanças municipais, entre outros.

Além dos dados do Estado, é possível encontrar nos dois cadernos esses números desagregados para todos os 78 municípios e as 10 microrregiões capixabas.

Larissa Linhalis