Com o objetivo de capacitar profissionais da segurança pública na utilização de análises quantitativas e estratégicas para a tomada de decisão, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) deu início, nesta semana, à 9ª edição do Curso de Análise Criminal, promovido pelo Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), das Polícias Penal, Civil e Militar. Nesta edição, além dos alunos das instituições de seguranças do Espírito Santo, o curso também recebe alunos dos estados do Ceará, Acre e Rio de Janeiro.
“A inteligência e o uso da tecnologia são recursos utilizados no curso de Análise Criminal e que enriquecem a atuação das forças de segurança. Este curso desenvolvido à várias mãos é uma grande oportunidade para que os profissionais da segurança, tanto daqui do Espírito Santo, quanto de outros estados, possam se desenvolver e aperfeiçoar as estratégias que vão fortalecer a atuação da segurança pública no enfrentamento à violência”, destacou o diretor-geral do IJSN e professor no curso de Análise Criminal, Pablo Lira.
Para esta 9ª edição, além dos profissionais do Espírito Santo, estão matriculados representantes da segurança do Acre, Ceará e Rio de Janeiro, como o subsecretário de segurança da Prefeitura de Nilópolis (RJ), Marcos Aurélio, que compartilhou sua expectativa com o curso:
“Eu soube do curso pelo Google, eu fui fazer uma busca de curso de análise criminal, porque que vai muito ao encontro da minha demanda de estudos de base de dados, para eu alocar melhor o policiamento, diminuir os indicadores de violência, a expectativa é poder fazer com o que esses dados sejam mais bem aproveitados na dinâmica operacional, disseminar este conhecimento pra todas secretarias municipais de segurança da baixada fluminense no Rio de Janeiro para que a gente nivele o conhecimento e faça um discurso uníssono de diminuição dos indicadores de violência com base nos dados estatísticos, podendo fazer com que essa diferença técnica impacte nos nossos números de violência na cidade”.
Para a Sargento Petri, da Assessoria Militar da Polícia Militar da Sesp e, que atua na Gerência do Observatório da Segurança Pública (GEOSP), o curso oferece a possibilidade de aperfeiçoamento:
“O meu serviço é basicamente fazer análise criminal e mesmo atuando na área o curso é muito importante porque eu posso não só contribuir com um pouco da minha experiência no setor, mas também adquirir novos conhecimentos. É muito interessante, principalmente receber a experiência de pessoas de outros estados, para entender como funciona nossa dinâmica aqui de análise criminal e também entender como é feito em outros estados”, destaca Petri.
Realizado desde 2021, o curso tem como objetivo tornar a análise de dados e estatísticas uma ferramenta operacional essencial para a gestão da segurança pública e para o planejamento das atividades policiais. A parceria entre o IJSN, a Sesp e a Esesp consolida esse esforço contínuo de capacitação institucional. O curso de Análise Criminal é realizado duas vezes ao ano, as próximas edições ocorrerão em 2026. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (27) 3636-8062 (e falar com Thiago Guadalupe, Coordenador do Curso) ou pelos e-mails: thiago.guadalupe@ijsn.es.gov.br ou gabinete@ijsn.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br