A ferramenta foi desenvolvida para apoiar o monitoramento e a análise de indicadores estratégicos de desenvolvimento.
O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Economia e Planejamento do Espírito Santo (SEP) realizaram na segunda-feira (26), uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (SEPLAN/AC) para apresentar o Simulador de Competitividade do Espírito Santo, ferramenta desenvolvida para apoiar o monitoramento e a análise de indicadores estratégicos de desenvolvimento.
O encontro teve como objetivo principal compartilhar a experiência capixaba na construção e utilização do simulador, que permite identificar avanços e retrocessos nos indicadores que compõem o Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios. A ferramenta contribui para uma análise mais dinâmica e precisa dos dados, apoiando a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões estratégicas.
“A troca de experiências com outros estados é fundamental tanto para fortalecer o IJSN como referência nacional quanto para promover aprendizado mútuo, contribuindo para a disseminação de boas práticas em planejamento, avaliação e gestão baseada em evidências”, destacou o diretor de integração do IJSN, Antonio Rocha.
Durante a apresentação, foram detalhadas as funcionalidades do simulador, sua metodologia e os benefícios para o acompanhamento dos pilares e indicadores de competitividade, com destaque para a possibilidade de simulação de cenários e avaliação dos impactos de diferentes ações governamentais sobre os resultados do ranking.
“O diálogo estabelecido, além de ser positivo para ambas as partes envolvidas, destaca a maturidade da ferramenta do simulador, com sua capacidade preditiva, de análise de indicadores, e de fortalecimento de políticas públicas, com forte potencial de replicação para outras UF’s”, afirmou o economista da SEP e Analista do Executivo, Raphael Rodrigues.
A Secretaria de Estado de Planejamento do Acre demonstrou interesse na ferramenta, ressaltando a importância de soluções que ampliem a capacidade analítica dos estados e fortaleçam o planejamento governamental.
A reunião também abriu diálogo para a possibilidade de cooperação técnica entre a SEPLAN, a SEP e o IJSN, com vistas ao compartilhamento de conhecimentos e à eventual utilização do simulador pelo estado do Acre. A iniciativa reforça o papel do Espírito Santo como referência nacional em inovação aplicada à gestão pública e evidencia a importância da cooperação federativa para o aprimoramento das políticas de desenvolvimento regional.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
comunicacao@sep.es.gov.br