O Observatório Mulheres por meio do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), lançou, nesta quarta-feira (26), um episódio especial em formato de podcast sobre o Mulher Viva+. O conteúdo foi gravado no dia 09 do mês de março durante o evento Encontro do Mês da Mulher da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) realizado em celebração ao mês da mulher.
A produção promoveu reflexões importantes sobre o programa Mulher Viva+, abordando temas como a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres. A gravação contou com a participação da secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; da comandante da Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher, Major Jaqueline Pandolfi; e da assessora estratégica institucional da Secretaria Estadual das Mulheres, Jaqueline Sanz. A mediação foi realizada pelo diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.
A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou a relevância do programa Mulher Viva+ para a promoção da equidade de gênero e raça, além de seu foco no enfrentamento das violências. "Falar do Mulher Viva+ é falar de inovação e intersetorialidade. O programa conecta todas as ações de governo voltadas para as mulheres. A parceria com o IJSN tem sido fundamental para nos ajudar a medir os avanços e liderar esse processo. É uma honra contar com esse apoio", afirmou.
O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, destacou o sucesso do programa e seu grande potencial para ser expandido para outros estados, além de ressaltar a importância do uso de dados na formulação de políticas públicas.
"A presença de tantas lideranças e representantes de diversas áreas, como a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Qualificar ES, reflete o impacto positivo do Mulher Viva+ no Espírito Santo e sua integração com o programa Estado Presente. As ações estão realmente fazendo a diferença, com estratégias focadas no combate à violência contra a mulher, empoderamento, economia e saúde", afirmou Lira.
Em seu depoimento, Jacqueline Moraes compartilhou sua visão de um futuro mais seguro e promissor para as mulheres. "Gostaria de ver um estado como o descrito por Michelle Obama em seu discurso, onde eu, minhas filhas e netas vivam em um lugar melhor, mais seguro, livre e com mais oportunidades para todas as mulheres. Tenho certeza de que alcançaremos esse objetivo", concluiu.
Mulher Viva+
O Governo do Estado lançou o Programa Mulher Viva + para combater a violência contra mulheres e meninas e promover a igualdade de gênero. Integrado ao Estado Presente em Defesa da Vida, o programa reúne 18 projetos voltados para as mulheres do Espírito Santo, com investimento previsto de mais de R$ 19 milhões e atuação em todas as microrregiões do Estado.
Dividido em dois eixos, o programa abrange iniciativas de Promoção da Igualdade e Equidade de Gênero e Raça, incluindo projetos de qualificação, empreendedorismo e apoio a mulheres com deficiência. O segundo eixo foca no Enfrentamento à Violência, oferecendo suporte institucional, abrigamento e patrulhamento especializado.
Coordenado pela Secretaria Estadual das Mulheres, o programa busca integrar e fortalecer políticas públicas para garantir impactos positivos na sociedade.
O episódio especial do podcast pode ser assistido pelo canal do IJSN no Youtube, acesse clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=BC3zhb6krKk&feature=youtu.be
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br