Governo do Estado do Espírito Santo
01/11/2024 18h40 - Atualizado em 04/11/2024 11h00

IJSN e Núcleo Vitória lançam Caderno de Propostas sobre temas metropolitanos e o futuro das cidades

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio do Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles, lançou o Caderno de Propostas – Um outro futuro é possível Vitória. O Caderno é um dos produtos do projeto “Observatório das metrópoles nas eleições: um outro futuro é possível”, conduzido pela rede nacional de pesquisa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles, juntamente com os demais 17 Núcleos Regionais.

O projeto, iniciado em janeiro de 2024, produziu uma série de artigos sobre temas metropolitanos e um outro futuro possível para as cidades. Os artigos desenvolvidos pelos pesquisadores do Núcleo Vitória trataram de temas ligados aos desafios metropolitanos como pobreza, governança, participação popular, moradia, mobilidade, saneamento, entre outros e foram divulgados no site ES Brasil e no site do Instituto Jones dos Santo Neves.

“O projeto buscou incidir na agenda pública ampliando a discussão e conhecimento da sociedade e dos governos, além da proposição de políticas públicas pertinentes às necessidades municipais e metropolitanas, que possam assegurar os princípios e instrumentos da reforma urbana e do direito à cidade. Nós do Núcleo Vitória publicamos um total de dezessete artigos de opinião, que agora estão reunidos neste Caderno de Propostas”, explicou a vice-coordenadora do Núcleo Vitória - Observatório das Metrópoles, Mariana Paim.

Segundo o Observatório das Metrópoles ao propor a publicação das pesquisas em mídia local, a rede de pesquisadores torna-se mais próxima dos cidadãos que vivenciam diretamente os temas abordados nos textos.

O Caderno de Propostas tem como objetivo impulsionar a reflexão crítica e o debate sobre a realidade da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), por meio da exposição das propostas e desafios ante o contexto das políticas públicas em diversas áreas, como segurança pública, assistência social, mobilidade urbana, saneamento básico e meio ambiente, entre outras. Os artigos contidos na obra dão continuidade às reflexões já elaboradas pelo Núcleo Vitória ao longo do ano através de veículos de mídia locais.

“Estabelecer diálogo por meio de pesquisas é uma iniciativa que nos permite assumir uma posição ativa, integrando ciência e sociedade em torno de um objetivo compartilhado: refletir e implementar ações concretas para melhorar a realidade local. Nesse contexto, a rede nacional de pesquisa propôs a criação do Caderno de Propostas, como uma continuação natural do trabalho iniciado nos artigos de opinião, buscando consolidar esforços em prol de um impacto positivo”, destacou o diretor-geral do Instituto Jones e Coordenador geral do Núcleo Vitória, Pablo Lira.

Além do Caderno de Proposta, o Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles ainda realizará como desdobramento do Projeto, o Fórum Metrópoles Possíveis, que reunirá pesquisadores e interessados nas temáticas em quatro mesas de debate, e o PodCast Metrópoles Possíveis, que apresentará seis episódios de debates sobre os assuntos abordados ao longo de 2024 no Projeto. Para conferir o Caderno de Propostas, acesse: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/livros/observatorio-das-metropoles-na-eleicoes-um-outro-futuro-e-possivel-vitoria

Texto: Stefhani Paiva

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard