Governo do Estado do Espírito Santo
20/09/2024 17h48 - Atualizado em 20/09/2024 17h50

IJSN e IBGE estabelecem parceria para divulgação do conhecimento científico

Nesta sexta-feira (20), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu a visita de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro teve o objetivo de promover o diálogo sobre duas pesquisas realizadas pelo IBGE e que estão em andamento no país: Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC).

“São importantes pesquisas, ambas sendo realizadas pelo IBGE e que buscam construir uma base de dados que permita delimitar o perfil da gestão pública tanto dos municípios quanto dos estados em todo o Brasil. Um encontro com uma troca muito enriquecedora, na qual podemos somar forças em prol da pesquisa e conhecimento científico aplicado”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

As pesquisas investigam, além de aspectos gerais sobre as administrações públicas, temas específicos, possibilitando a elaboração de diagnósticos setoriais que subsidiam o planejamento e a elaboração de políticas públicas, bem como para atender às demandas da sociedade em geral sobre o tema.

Na ocasião, o IBGE e o IJSN estabeleceram a colaboração para conscientização e divulgação das pesquisas junto aos gestores municipais e estaduais.

Durante o encontro também foi anunciada a realização da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF 2024 – 2025 que terá início no mês de novembro. A POF é uma pesquisa do IBGE muito utilizada pelo Instituto Jones e outras instituições de pesquisas, para analisar as tendências sociais e econômicas da população brasileira.

Texto: Stefhani Paiva

Filipe Chicarino