O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Federação do Terceiro Setor do Estado do Espírito Santo (Fundaes), divulgou, nesta segunda-feira (09), um estudo inédito sobre o Ecossistema do Terceiro Setor no Espírito Santo. O evento "A Importância do Terceiro Setor Capixaba", realizado no auditório do Sicoob Central ES, em Vitória, reuniu líderes e representantes de entidades que são fundamentais para a economia capixaba.
“Este é um estudo inédito que caracteriza o terceiro setor que, como mostra o estudo, tem sido muito relevante para o nosso Estado, gerando um impacto social positivo em vários segmentos, movimentando a economia capixaba e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.
De acordo com o estudo, o terceiro setor é responsável por 8,18% dos empregos formais no Espírito Santo e apresenta quase 20% de participação nos estabelecimentos. Em números absolutos, a porcentagem dos empregos formais representa, 21.574 empregos formais na Saúde, 8.464 na Educação e Pesquisa, 1.394 na Cultura e Recreação e 22.719 na Organização Associativa.
Segundo definição de 1997 do Banco Mundial, as organizações que caracterizam o terceiro setor são: Organizações privadas que realizam atividades voltadas para reduzir o sofrimento humano, promover o interesse dos pobres, proteger o meio ambiente, prover serviços sociais básicos e desenvolver comunidades.
O diretor setorial de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Antonio Rocha, ressaltou a importância da parceria e a relevância dos dados para o desenvolvimento do Estado. "O estudo oferece um diagnóstico do terceiro setor no Espírito Santo de forma regionalizada, apresentando uma série de informações importantes que reforçam o impacto que o terceiro setor tem para a economia e para o desenvolvimento do estado".
Além do lançamento do estudo, o evento também contou com apresentações sobre os seguintes temas: Destinação do Imposto de Renda – Potencial versus Real, Nota Premiada Capixaba, e 1% Muda o Mundo.
“O dia de hoje é histórico para a Fundaes e o nosso Estado. Traz muita alegria publicar este estudo sobre a importância do terceiro setor no Espírito Santo, porque de forma inédita temos agora dados e informações sobre o terceiro setor capixaba, gerados aqui, sem precisar fazer inferências em estatísticas nacionais”, pontuou o presidente da Fundaes, Robson Melo.
O estudo completo está disponível para acesso no seguinte link: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sinteses/ijsn-especial.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br