12/12/2022 19h44 - Atualizado em 22/03/2023 12h14

IJSN e Esesp recebem homenagem pelos trabalhos científicos e educacionais

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) foram homenageados em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na última quarta-feira (07). As autarquias completam 47 anos no próximo dia 31 de dezembro e foram reconhecidas pelo trabalho científico e educacional que realizam em favor do desenvolvimento do Estado.

Autoridades políticas, instituições parceiras e servidores participaram da solenidade, proposta pelo deputado Luciano Machado. Na oportunidade, o diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, destacou a produção científica do instituto, que serve para embasar o desenvolvimento, aprimoramento e a avaliação das políticas públicas em favor da sociedade capixaba.

Pablo Lira ressaltou o projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS-ES), que contou com a coordenação do Instituto. No projeto, foi realizado um amplo diagnóstico para orientar as políticas regionais nas microrregiões capixabas. Ele destacou ainda o trabalho realizado pelo Observatório da Segurança Cidadã (OSC-ES), também coordenado pelo IJSN, que subsidia ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade, a partir de dados e informações de fontes públicas e privadas.

“Todo esse trabalho só foi possível graças aos parceiros que estiveram conosco nessa construção. Por isso, estendemos essa homenagem aos representantes da academia, em especial à Ufes, Ifes e UVV; ao IBGE, com quem temos uma relação muito profícua; e às secretarias e órgãos do Governo, nas figuras das Secretarias de Governo (SEG), da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), da Casa Civil (SCV) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes)”, celebrou Lira.

Vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), o Instituto Jones dos Santos Neves tem o objetivo de produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas, por meio da elaboração e implementação de estudos, pesquisas, planos, projetos e da organização das bases de dados estatísticos e georreferenciados, voltados ao desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.

Esesp

Outra homenageada da noite, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo é uma autarquia vinculada à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e promove a capacitação de servidores estaduais e municipais. A Esesp tem foco no desenvolvimento das competências e habilidades necessárias a esses agentes, permitindo que eles correspondam aos desafios da gestão pública contemporânea.

A diretora-presidente Esesp, Nelci Gazzoni, destacou a renovação pela qual a escola passou devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Diante das necessidades de adaptação, priorizamos o uso de novas tecnologias para a oferta de cursos na modalidade EaD, com o propósito de, cada vez mais, disponibilizar conhecimentos e capacitações técnicas com metodologias inovadoras. O momento da pandemia nos levou de maneira mais rápida a refazer a nossa trajetória”, completou.

Cidadão capixaba

Durante a cerimônia na Ales, foi concedido o título de cidadão espírito-santense ao diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Ricardo de Castro Cerqueira. Nascido na Bahia, ele é doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV) e bacharel em Economia pela Universidade Santa Úrsula.

Desde 1999, Cerqueira estuda Economia do Crime e Segurança Pública, tendo vários artigos publicados. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, coordenador do Atlas da Violência e foi research fellow do Crime Working Group do National Bureau of Economic Research (NBER) (2012-2013).

Homenageados:

Título de cidadão espírito-santense:
Daniel Ricardo de Castro Cerqueira – Diretor-presidente do IJSN

Placas:
Escola de Serviço Público do Espírito Santo
Nelci do Belém Gazzoni
Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES)
Observatório da Segurança Cidadã

Certificados:
Álvaro Rogério Duboc Fajardo
Bárbara Caballero de Andrade
Cristina Engel de Alvarez