11/03/2022 15h03 - Atualizado em 20/03/2023 16h17

IJSN e Corecon-ES preveem acordo de cooperação

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu, nesta quinta-feira (10), o presidente e o vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES), Claudeci Pereira Neto e Adriano do Carmo Santos. Participaram da reunião o diretor-presidente do IJSN, Daniel Cerqueira; o diretor de Integração e Projetos Especiais, Pablo Lira; e o coordenador de Estudo Econômicos, Antônio Ricardo Freislebem da Rocha.

O encontro tratou da proposta de acordo entre as entidades para a realização de um convênio de cooperação, visando a divulgação de assuntos de interesse comum das instituições. A previsão é de que o termo seja assinado em breve.

“Para nós, do Corecon-ES, é muito importante estabelecer essa parceria e intensificar a divulgação de nossas atividades e dos temas relevantes para a nossa profissão. O Instituto dos Santos Neves é uma instituição que desempenha uma atuação de grande importância para o nosso Estado”, afirmou Claudeci Pereira Neto.

O coordenador de Estudos Econômicos do Instituto Jones dos Santos Neves, Antônio Freislebem, vê a iniciativa com bons olhos e prevê a ampliação de possibilidades para os estudos já realizados. “Essa parceria vai potencializar a divulgação dos produtos do Instituto Jones, especialmente àqueles produzidos pela coordenação de Estudos Econômicos. Dessa forma, acreditamos ser possível estreitar ainda mais a relação com o Conselho Regional de Economia, tornando-se instrumento importante nesse processo”, explicou.

Atualmente, o Instituto Jones publica diversos estudos conjunturais sobre os setores econômicos do Estado, como Indústria, Comércio Varejista e Serviços, e também aqueles ligados à construção civil, comércio exterior, turismo e economia criativa. O IJSN realiza ainda a divulgação da prévia trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, a partir de metodologia de cálculo própria, além do PIB Estadual e dos Municípios, desenvolvidos em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eduardo Rabello