15/10/2012 10h42 - Atualizado em 23/03/2023 11h20

IJSN divulga panorama do ensino superior no Espírito Santo

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou um panorama da situação atual do ensino superior no Espírito Santo e uma comparação com o Brasil e a região Sudeste. A pesquisa avaliou dados referentes à graduação e à pós-graduação no Estado.

Segundo o estudo, houve um crescimento significativo no número de instituições de ensino superior, de docentes e também de matrículas efetuadas em graduações presenciais no Espírito Santo, que quase dobraram nos últimos dez anos.

“O ensino superior no Brasil passou por diversas mudanças nos últimos anos. Houve grande aumento no número de instituições de ensino superior, inclusive na rede privada, surgimento de bolsas de auxilio à graduação e financiamentos para as instituições, o surgimento de cursos à distância, além de outras ações e políticas voltadas para a expansão da oferta e a democratização do acesso e da permanência no ensino superior”, pontua a economista do IJSN e autora do estudo, Estefânia Ribeiro da Silva.

O setor privado possui o maior número de cursos de graduação, com a maior parte das instituições de ensino, cursos, matrículas e concluintes.  Entretanto, os programas de pós-graduação são fornecidos em maior número por instituições de ensino públicas.

Os cursos mais ofertados são Administração, Pedagogia, Direito e Ciências Contábeis.  Já as pós-graduações que receberam mais matrículas foram nas áreas de Educação, Psicologia e Engenharia Elétrica.

A pesquisa indica que as graduações à distância conseguem melhorar a distribuição do ensino superior sobre o Espírito Santo, com um maior número de cidades atendidas, sendo 129 pólos distribuídos em 41 municípios, contra os 22 municípios atendidos pelos cursos presenciais.

Em relação à mão de obra, os dados apontam diferenças significativas entre instituições públicas e privadas. Nas intuições públicas, mais da metade dos professores possuem doutorado e quase 95% trabalham em período integral. Já nas instituições privadas, apenas 10% possuem doutorado e a maior parte trabalha em regime horista. A maioria dos professores que desenvolvem atividades de pesquisa também pertencem às instituições públicas.

Para conferir a íntegra do estudo ‘Panorama do Ensino Superior no Espírito Santo’, clique aqui.

Larissa Linhalis
Tel.: (27) 3636-8066 / 9887-8488