03/08/2015 15h44 - Atualizado em 23/03/2023 17h17

IJSN divulga o primeiro Caderno da Juventude

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) disponibilizou o primeiro Caderno da Juventude, com o tema Juventude e Educação. A publicação inaugura o projeto intitulado Cadernos da Juventude, que tem como tarefa contribuir, no âmbito do IJSN, para a reflexão sobre a juventude do Espírito Santo.

O caderno, desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto, aponta os desafios e as tendências da educação, a partir do recorte etário da juventude (entre 15 e 29 anos), e apresenta os principais indicadores educacionais relativos à juventude no Estado, tendo como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O documento apresenta, sempre que possível, os dados numa perspectiva comparativa entre as regiões geográficas Brasil, Sudeste e Espírito Santo. A maioria dos indicadores também é apresentada em painéis históricos, de 2003 a 2013, para os dados da Pnad, e de 2007 a 2014, para os dados do Censo Escolar, buscando identificar as tendências apresentadas para cada um deles.

O desejo do Instituto é que, a partir desse trabalho, os jovens, os movimentos sociais organizados, a academia e os gestores públicos, entre outros atores sociais, possam somar com o IJSN um diálogo profícuo, em torno deste e de outros Cadernos que estão por vir, com vistas a contribuir, de fato, para o acompanhamento e a formulação de políticas públicas para a juventude.

Próximos temas a serem abordados nos Cadernos:

• Juventude, Mobilidade Urbana e Cicloativismo

• Vulnerabilidade Socioeconômica e Distribuição Espacial da Criminalidade nos Territórios de Risco da RMGV

O Caderno da Juventude: Juventude e Educação está disponível aqui.

Informações à imprensa:

Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN