O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou um estudo sobre a estrutura ocupacional no mercado de trabalho e a sua relação com o grau de informalidade. A análise ocorreu em três setores: agrícola, industrial e de serviços.
O grande número de ocupações no setor agrícola do Estado foi confirmado, no entanto, existe uma tendência de redução na área. A indústria manteve-se com participação inalterada. O destaque, porém, fica com o setor de serviços, que representou quase 30% da estrutura ocupacional em 2009.
Nos pequenos municípios, as mudanças na estrutura setorial tiveram maiores impactos sobre a redução da informalidade em relação aos grandes municípios. Nesses espaços, o setor agrícola apresenta o número mais elevado de informalidade, superando os 80%. Os demais setores apresentaram pouca variação.
A análise sugere que a diminuição da informalidade, embora esteja relacionada de forma fraca com as mudanças estruturais, é influenciada também por este motivo (15,17%). No entanto, outras causas mais significativas influenciam as mudanças estruturais.
Ainda segundo o estudo, os municípios capixabas não apresentam um grau de informalidade homogênea. Essa variação ocorre, principalmente, quando a análise é feita sobre o tamanho do município.
Para conferir a íntegra da Nota Técnica “A Evolução Intersetorial no Mercado de Trabalho Capixaba e sua Contribuição para a Redução da Informalidade”, clique aqui.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 9887-8488
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Texto: Bruna Jureves