Governo do Estado do Espírito Santo
11/03/2025 19h20

IJSN divulga estudo especial sobre o enfrentamento da Covid-19: Cinco anos depois

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava ao mundo que o surto do novo Coronavírus (Covid-19) era uma pandemia. Em alusão a este marco, na manhã desta terça-feira (11), cinco anos depois, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou o estudo IJSN Especial - Enfrentamento da Covid-19: Cinco anos depois.

O estudo faz um resgate das ações que foram realizadas pelo Governo do Estado no enfrentamento da Covid-19, destaca o legado do período pandêmico para o Espírito Santo e apresenta um balanço com dados sobre os números de vidas salvas, de óbitos, testes realizados e o impacto na economia.

Segundo a análise realizada pelo Instituto Jones, no 4º trimestre de 2020 o Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo chegou a -5,9%. No Brasil a queda foi de -3,3%.

“O Espírito Santo é um estado que tem o dobro do grau de abertura econômica do Brasil, está muito conectado com o que acontece no mundo. A pandemia começou na China já no mês de dezembro de 2019 e o Espírito Santo já estava sofrendo impactos, a gente teve uma queda mais forte da economia. Porém, com a chegada das vacinas em 2021 o Espírito Santo começa a se recuperar de forma mais rápida, chegando a crescer acima de 6% entre o final de 2021 e o início de 2022”, explicou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

A publicação ainda apresenta o legado deixado pelo período de enfrentamento a pandemia da Covid-19, com destaque do Espírito Santo para a gestão de risco: planejamento e tomada de decisão, o pioneirismo na aplicação da Matriz e Mapa de Risco, a expansão do sistema de saúde: mais de 2 mil leitos Covid-19, a transparência e a criação do Centro de Controle e Comando (CCC) e do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE), que segue dando continuidade ao trabalho no monitoramento de arboviroses, como por exemplo a dengue.

“Podemos listar desses legados que o estado do Espírito Santo hoje está mais bem preparado para lidar com epidemias. Hoje o Espírito Santo é destaque na cobertura vacinal de várias doenças, e referência no uso da ciência. Hoje o enfrentamento das epidemias utiliza-se de dados, tecnologia e metodologias científicas para salvar vidas. A ciência provou o seu valor pro mundo”, complementou Lira.

O Instituto Jones dos Santos Neves participou desde o início do enfrentamento da pandemia do Covid-19, contribuindo com evidências científicas para balizar o planejamento e a tomada de decisão para preservar vidas e mitigar os efeitos da pandemia o estado no Espirito Santo.

O estudo também destaca a transparência na atuação do Espirito Santo. O estado capixaba foi o melhor avaliado na transparência das estatísticas da Covid-19 no Brasil. Garantindo a entrega de informação qualificada à população, contribuindo para a conscientização do real risco que a doença trazia e o valor das vacinas.

Acesse o estudo completo: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sinteses/ijsn-especial 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br 

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard